“Cuidados Paliativos e Formação em Saúde: Análise Crítica das Propostas da Literatura a partir da Bioética de Intervenção”
“Cuidados Paliativos; Bioética de Intervenção; Educação em Saúde; Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde.”
“Introdução: As lacunas na formação de profissionais de saúde em cuidados paliativos comprometem o tratamento de pacientes com doenças graves, resultando tanto em falhas técnicas no manejo de sintomas como a dor, quanto na ausência de competências essenciais, como comunicação, centralidade no paciente e preparo emocional Objetivo: analisar criticamente, utilizando o instrumental teórico da bioética de intervenção, as propostas de solução da literatura frente à lacuna existente no conhecimento e ensino de cuidados paliativos para profissionais de saúde. Metodologia: A presente dissertação trata de uma revisão integrativa da literatura, organizada em duas fases. A primeira fase consistiu na seleção e organização do material a ser analisado. Na segunda fase, foi conduzido o levantamento bibliográfico do tema de pesquisa, onde foram identificadas as principais barreiras para o ensino de cuidados paliativos, seguido de uma análise bioética sobre as propostas de soluções colocadas pelos estudos selecionados, tendo como base o referencial teórico da bioética de intervenção. A partir da análise dos artigos selecionados, foram identificadas 4 categorias principais e 5 subcategorias de propostas da literatura pautando as seguintes temáticas: intervenções curriculares, ações de educação em saúde, desenvolvimento de políticas e serviços e realização de pesquisas na área. Resultados: A busca nas bases de dados resultou na seleção final de 24 artigos. A categoria 1 (adaptações curriculares) foi a de maior expressão nos estudos, enquanto a categoria 2 (ações de educação em saúde) foi a segunda mais frequente entre os artigos. As categorias 3 (desenvolvimento de políticas e serviços) e categoria 4 (realização de pesquisas) foram menos frequentes. Conclusão: Os obstáculos na educação em cuidados paliativos são multifatoriais e vão além da esfera educacional, envolvendo dimensões sociais, organizacionais, políticas e econômicas. Na presente análise foi possível perceber que as propostas de solução dadas pelos artigos concentraram-se na estratégia de aquisição de conhecimento. Os artigos que propuseram intervenções fora do âmbito educacional, centralizaram na esfera gerencial, focando no desenvolvimento de políticas públicas voltadas à disponibilização de recursos e treinamento profissional. Apesar de serem estratégias válidas, a presente análise sugere um foco excessivo dado a intervenções focais e pouco específicas. Nesse sentido, a bioética de (*) Observação 1: preenchimento obrigatório para todos os examinadores internos/externos com e sem vínculo com a FUB. intervenção configura-se como uma ferramenta analítica relevante para compreender e politizar os conflitos éticos vivenciados em diferentes contextos. Tanto nas micro-relações que envolvem profissionais de saúde e pacientes, quanto na esfera político-social”