POR UMA EDUCAÇÃO MÉDICA SENSÍVEL: ESTUDO DE CASO SOBRE O LABORATÓRIO DE SENSIBILIDADES DE UM CURSO MÉDICO SOB O OLHAR DA BIOÉTICA DE INTERVENÇÃO E DOS ESTUDOS DECOLONIAIS
Educação médica; estudos decoloniais; bioética de intervenção, arte; dança
Esse projeto de pesquisa parte da perspectiva decolonial e da Bioética de Intervenção sobre as necessidades de transformação na educação médica e para isso se propõe a realizar uma análise de caso de um espaço pedagógico inovador num curso de medicina na cidade de CaruaruPernambuco: o LabSensi – Laboratório de Sensibilidades. Este espaço se propõe, em conjunto com vários outros espaços e metodologias do curso, a formar médicos e médicas com competências agregadas e suficientes para lidar com os problemas de saúde da população brasileira, de forma empática, resolutiva, com compromisso social, conforme descrito nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s) para medicina (1). O objetivo geral é analisar criticamente a contribuição do laboratório de sensibilidades na formação do/a estudante de medicina através da perspectiva da decolonialidade do poder e do saber e da perspectiva da bioética de intervenção. Este estudo propõe uma investigação qualitativa sobre os fundamentos, as bases cognitivo-psicomotoras-afetivas que estruturam as abordagens nas aulas do LabSensi para uma formação sensível dos futuros médicos/as, isto é, sobre a(s) epistemologia(s) que sustentam tal proposta de transformação. Os instrumentos propostos para coleta e produção de dados são grupos focais com docentes e entrevistas individuais com discentes, elegidos a partir dos critérios de participação em políticas afirmativas da universidade. Como resultado, esperamos contribuir para a complexidade de fatores que influenciam e contribuem para uma formação médica transformadora, ética, sensível e decolonial em contextos latino-americanos.