Banca de QUALIFICAÇÃO: Cecylia Roberta Ferreira de Oliveira

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Cecylia Roberta Ferreira de Oliveira
DATA : 25/10/2024
HORA: 14:30
LOCAL: : https://meet.google.com/zsg-rrsw-rkk
TÍTULO:

A HIERARQUIA DE PODER ENTRE MÉDICOS DE DIFERENTES NÍVEIS DE ATENÇÃO AOS PACIENTES COM DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS: UM PROBLEMA BIOÉTICO”


PALAVRAS-CHAVES:

“Poder psicológico; Hierarquia social; Relação médico-paciente; Bioética de Intervenção; Doenças Crônicas Não-Transmissíveis; Decolonialidade.”


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Resumo (português): “Toda pessoa passa por situações de adoecimento ao longo da vida. Em tais momentos fica evidente a sua vulnerabilidade frente ao profissional de saúde. É o que ocorre, principalmente, no caso do portador de Doença Crônica Não Transmissível, a chamada “DCNT”. Devido ao aspecto crônico da enfermidade, e do poder do médico em auxiliar no cuidado com ela, o paciente recorre a este profissional de modo contínuo, o que acaba por gerar uma relação de dependência. Se ao menos algum grau de hierarquia de poder está presente na relação médicopaciente, mais ainda ela ocorre quando se trata das DCNTs. Além disso, a natureza crônica da doença, levando à necessidade de envolvimento de diferentes níveis assistenciais (atenção primária e atenção especializada), faz com que essa hierarquização de poder seja estendida à relação entre os próprios médicos destes diferentes níveis, que deveriam trabalhar em conjunto para um cuidado coordenado, contínuo e adequado ao doente crônico. Essa tipo de relação poucas vezes é percebido pelo paciente, pelo médico da Atenção Primária à Saúde – APS ou pelo especialista. Quando notada, dificilmente é revelada por eles ou pela literatura. O objetivo geral do trabalho é dar visibilidade a tais situações enquanto relações de poder vivenciadas entre as especialidades médicas de diferentes níveis assistenciais. Visa também o seu reconhecimento enquanto preocupação bioética, dado o potencial que tem de influenciar negativamente na saúde dos pacientes em razão fragilização da coordenação do cuidado. O trabalho resulta de pesquisa teórica exploratória, e qualitativa, que utiliza fontes bibliográficas e documentais, pesquisas exploratórias, qualitativas, analisadas sob a perspectiva teórica da Bioética de Intervenção trazida à lume por Garrafa, e dos estudos decoloniais, inaugurados por Quijano.”


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2807480 - MARIANNA ASSUNCAO FIGUEIREDO HOLANDA
Interno - ***.022.734-** - SAULO FERREIRA FEITOSA - UFPE
Notícia cadastrada em: 23/10/2024 08:35
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app09.sigaa09