Banca de DEFESA: Sinval Ferreira Resende

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Sinval Ferreira Resende
DATA : 31/03/2025
HORA: 16:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

Usabilidade do Sistema Eletrônico de Informações (SEI): uma proposta de melhoria




PALAVRAS-CHAVES:

Sistema Eletrônico de Informações, Processo Eletrônico Nacional, Qualidade de Software, Interação Humano-Computador, Usabilidade.

 

PÁGINAS: 144
RESUMO:

O Governo Eletrônico é considerado um processo estratégico para melhorar a relação dos cidadãos e das empresas com a administração pública, o que contribui, decisivamente, para a sua modernização. Dentro dessa perspectiva, o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) foi definido como solução-padrão para a gestão de documentos eletrônicos no Governo Federal. Desenvolvido por servidores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em 2009, o SEI propõe maior eficiência para a criação e a tramitação de documentos e processos administrativos de forma digital. Estudos sugerem problemas de usabilidade no sistema, informação corroborada por uma consulta ao TRF, que questionou se as equipes de desenvolvimento do sistema utilizam uma metodologia sistemática para analisar a usabilidade do sistema, cuja resposta foi negativa. No entanto, a literatura recomenda realizar avaliações de usabilidade durante diferentes estágios do ciclo de desenvolvimento,
o que indica a necessidade de uma investigação mais aprofundada. Aprimoramentos na usabilidade podem proporcionar melhor desempenho nos serviços públicos, aumentar a satisfação dos usuários e contribuir com o seu engajamento com os serviços do Governo Eletrônico. Desse modo, identificar os problemas de usabilidade, de forma sistemática, é essencial para alcançar esses objetivos. Para investigar a satisfação dos usuários, em
relação à usabilidade  do SEI, foram levantadas questões demográficas e, em seguida utilizado como instrumento o questionário System Usability Scale (SUS). O resultado da análise do SUS indicou que o SEI possui uma usabilidade abaixo da média. Com o objetivo de aprofundar os conhecimentos acerca desse achado, foi realizada uma avaliação heurística, que identificou 99 potenciais problemas de usabilidade. Os resultados sugerem a necessidade de aperfeiçoamentos na interface do SEI, a fim de que melhorem a eficiência de uso e a satisfação das pessoas que interagem com o sistema. Diante disso, este estudo apresenta uma proposta de melhoria na usabilidade do SEI, por meio da implementação validada por um protótipo funcional e teste de usabilidade. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2325777 - LETICIA LOPES LEITE
Interno - 1298865 - SERGIO ANTONIO ANDRADE DE FREITAS
Externo à Instituição - LEANDRO KRUG WIVES - UFRGS
Notícia cadastrada em: 17/03/2025 08:36
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