"Cinema e discursos de poder: uma análise de filmes de Kathryn Bigelow e Mark Boal"
Cinema, Hollywood, Geopolítica, Kathryn Bigelow, Mark Boal
Esta dissertação analisa os discursos de poder e dominação presentes nos filmes The Hurt Locker e Zero Dark Thirty, dirigidos por Kathryn Bigelow e roteirizados por Mark Boal. A pesquisa investiga como essas obras refletem as narrativas geopolíticas dos Estados Unidos no contexto pós-11 de setembro, utilizando conceitos como biopoder, necropoder, desumanização, estereótipos e masculinidade hegemônica. A metodologia baseia-se na análise fílmica externa, interna e comparativa, permitindo compreender as dinâmicas históricas, culturais e políticas das produções cinematográficas. A dissertação propõe que Hollywood não apenas retrata, mas também influencia as percepções sobre guerra, terrorismo e a política externa dos EUA, reforçando discursos hegemônicos e ideologias dominantes. A análise também destaca como as representações dos inimigos e dos soldados refletem construções discursivas que legitimam intervenções militares e uma violência institucionalizada.