O PACOTE SEMANAL E OS GÊNEROS FICCIONAIS COMO DISPOSITIVOS DE PODER. Um estudo sobre a série sul-coreana "O jogo do calamar" na cidade de Santa Clara, Cuba.
estudo de recepção, consumo audiovisual informal, gêneros ficcionais, poder neoliberal, Cuba.
Definido como racionalidade contemporânea predominante, o neoliberalismo tem nos meios de comunicação um de seus mais importantes dispositivos de homogeneização e consumo cultural. No caso de Cuba, que permanece parcialmente fora de tal racionalidade, o processo em questão é experienciado através do Pacote Semanal, meio de comunicação informal, que distribui conteúdos digitais, incluindo bens culturais estrangeiros que escapam ao controle do governo cubano. Entre os conteúdos digitais disseminados pelo Pacote Semanal, os gêneros ficcionais são particularmente destacados como uma das mais refinadas estratégias de introdução do neoliberalismo por meio de sua dimensão simbólica. O objetivo da pesquisa é analisar como tal dimensão é introduzida em Cuba através do consumo da série sul-coreana, Squid Game. Trata-se de uma série de suspense, criada por Hwang Dong-hyuk e transmitida pela Netflix, que pode ser interpretada como verdadeira alusão aos valores neoliberais. Desde a perspectiva que orienta os estudos de recepção, o intuito da tese é analisar como tais valores são reapropriados nas relações cotidianas dos moradores dos bairros Centro e Los Sirios na cidade de Santa Clara. Para isso, utiliza metodologia qualitativa, baseada no método etnográfico e na aplicação de instrumentos como observação participante, entrevistas em profundidade e grupos de discussão, por meio dos quais são explorados os acercamentos e distâncias entre o imaginário global gerado pela série sul-coreana e a localidade estudada centrada no regime socialista. O trabalho mostra como ocorrem os usos e apropriações desses produtos culturais, bem como as diferentes leituras que os receptores fazem dos mesmos, de acordo com suas determinações históricas, geográficas, econômicas e culturais.