Mapeamento das Lideranças das Comunidades Brasileiras da Indústria Criativa de Jogos Digitais
Sistemas Sociais, Indústria de Jogos Digitais; Complexidade; Liderança;
Para lidar com a competitividade de um mercado global, empresas buscam formas de organização baseadas na cooperação e colaboração pelo seu potencial de inovação, bem como para fortalecer suas representações políticas diante dos diversos elementos sociais que cercam uma determinada indústria.
Este trabalho busca entender através da epistemologia da complexidade sistêmica, como os processos de comunicação estão ligados à atuação dos líderes dessas organizações a partir de um estudo de casos múltiplos de 10 comunidades brasileiras de desenvolvimento de jogos digitais. A partir da realização de levantamento documental sobre as comunidades e entrevistas em profundidade com 10 líderes ancoradas em pesquisa aprofundada de material bibliográfico sobre teorias de Comunicação Organizacional, Sistemas Complexos e Liderança, buscou-se compreender e descrever o papel constituinte da comunicação em organizações dessa natureza. Foram realizadas pesquisas preliminares a respeito do objeto, levantamento bibliográfico sobre os conceitos de liderança, comunidade e cultura organizacional e uma descrição sobre a cadeia produtiva da Indústria de Jogos Digitais e sua história no Brasil.
Como resultados foram identificados os perfis de liderança da complexidade através da descrição da atuação dos líderes, os desafios relacionados à estrutura de comunicação e alinhamento de valores entre as organizações e suas comunidades, o tratamento da informação no processo de tomada de decisão das organizações e por fim a proposta da liderança enquanto sistema catalisador da complexidade e facilitador da autopoiese dos sistemas organizacionais.