AFROEMPREENDEDORAS E REPRESENTATIVIDADE: O PERFIL DE MULHERES JORNALISTAS NEGRAS NO INSTAGRAM
Teto de Vidro; Interseccionalidade; Mulher Negra; Jornalista; Instagram.
O presente projeto de Dissertação está integrado à pesquisa sobre o perfil das jornalistas negras no Brasil, a qual vem sendo desenvolvida desde 2016 pela professora Doutora Dione Oliveira Moura e equipe de orientandas/orientandos de TCC, IC e Pós-Graduação. Este estudo tem como foco verificar o perfil da jornalista negra que está atuando em seus próprios empreendimentos comunicacionais, especificamente por meio do Instagram. Busca-se levantar o perfil dessas mulheres que, ao deixarem de assumir funções nas mídias tradicionais, optaram pelo empreendedorismo digital no Instagram. Afinal, a mulher negra tem situação profissional desfavorável em virtude dos séculos de escravização que mancham a história do país e que se sustentaram, até recentemente, provocando um legado de discriminação racial às populações negras, impelindo dificuldades na inserção do mundo trabalhista. Para tanto, a pesquisa fomenta a discussão do processo de feminização por meio da gradual inserção da mulher no mercado de trabalho (YANNOULAS, 2011), os diversos obstáculos no Brasil devido à estrutura histórica em que se deu sua formação (RIBEIRO, 2015, p. 166), o fenômeno do “Teto de Vidro” (MOURA, 2018; MOURA E COSTA, 2018; MOURA, 2019) e a Interseccionalidade (CRENSHAW, 2002). O objetivo geral do trabalho é, portanto, realizar um levantamento do perfil das jornalistas negras que empreendem no Instagram. Como metodologia, propõe-se aplicar a Netnografia, seguida de entrevistas semiestruturadas e em profundidade, as quais serão processadas utilizando-se a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011).