Banca de QUALIFICAÇÃO: Lucas Lima Jansen

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Lucas Lima Jansen
DATA : 23/11/2022
HORA: 09:00
LOCAL: PPG/FAC
TÍTULO:

 COMO VOU EXPLICAR ISSO A UMA CRIANÇA? Uma análise dos aspectos jurídicos entre a Outvertising e a infância


PALAVRAS-CHAVES:

 Outvertising; Publicidade e Propaganda, Diversidade Sexual e de Gênero, Direitos Humanos; Análise do Discurso (AD)


PÁGINAS: 46
RESUMO:

Outvertising - um jogo de palavras entre out – saída do armário - e advertising, que pode ser traduzido livremente como "publicidade fora do armário", foi o termo proposto por Leonardo Mozdzenski (2019) para identificar a tendência publicitária contemporânea baseada em uma proposta de protagonismo e empoderamento da comunidade LGBTI+, rompendo com as representações estereotipadas historicamente atreladas às dissidências sexogendéricas. Nesse sentido, em junho de 2021, durante o mês do orgulho LGBTI+, a Burger King Brasil veiculou a campanha “Como explicar?”, cuja principal peça era um filme publicitário, que iniciava com várias crianças, acompanhadas de seus pais e mães, entrando em um ambiente que parecia com uma sala. Elas entram, se acomodam e então aparece um texto na tela: Não sabe como explicar LGBTQIA+ para crianças?, seguido de mais imagens de crianças com seus pais e novo texto: "Aprenda com eles:". A campanha sofreu diversos ataques de haters nas redes sociais, que difundiram o uso de hashtags como: “#BurgerKingLixo” e “#BurgerKingNuncaMais”. Após a repercussão da campanha, deputados estaduais de São Paulo propuseram à Assembléia Legislativa do Estado o Projeto de Lei (PL) no 504/2020, que “proíbe a publicidade, através de qualquer veículo de comunicação e mídia de material que contenha alusão a preferências sexuais e movimentos sobre diversidade sexual relacionados a crianças no Estado”. Posto isto, interessa-nos investigar a campanha “Como explicar?”, da Burger King, analisando, sob uma perspectiva dos Direitos Humanos, desde as peças publicitárias até as repercussões sociais decorrentes de sua veiculação. Ademais, busca-se compreender como a marca relaciona a temática com o público infantil, seja ele como partícipe do anúncio publicitário ou público-alvo. Posto isto, pretende-se contribuir para a criação de estratégias e reivindicações em favor do movimento LGBTI+, a partir de ferramentas midiáticas.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANGELA TEIXEIRA DE MORAES
Interna - 2688226 - FABIOLA ORLANDO CALAZANS MACHADO
Presidente - 1881007 - LILIANE MARIA MACEDO MACHADO
Notícia cadastrada em: 19/10/2022 17:59
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