Banca de DEFESA: RICARDO BORGES OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RICARDO BORGES OLIVEIRA
DATA : 24/11/2022
HORA: 08:30
LOCAL: PPG/FAC
TÍTULO:

As TVs Universitárias brasileiras nas telas da Web 2.0: o papel das mídias sociais digitais na difusão de conteúdo e interação com o público


PALAVRAS-CHAVES:

televisão; TV Universitária; TVU; universidade; mídias sociais digitais Keywords: 


PÁGINAS: 261
RESUMO:

Esta tese aborda o uso das mídias sociais digitais pelas TVs Universitárias brasileiras como uma alternativa para cumprir a sua missão de levar o conhecimento produzido pela academia para além dos muros da instituição universitária. Por intermédio das plataformas digitais, as emissoras universitárias têm à disposição vários recursos comunicacionais, que incluem a possibilidade de transmitir ao vivo, a disponibilização das produções audiovisuais e a interação com o público. Nesse ambiente, os telespectadores ganham o status de usuários, saindo da passividade em frente do aparelho televisor para uma postura mais ativa, graças aos mecanismos que favorecem a participação, por meio de comentários, discussões e sugestões, em diferentes dispositivos eletrônicos. Assim, no atual cenário de grandes transformações tecnológicas, com impactos culturais e centralidade da internet, verificam-se mudanças profundas no modo de produzir e consumir televisão. Todavia, contrariando previsões fatalistas, esse poderoso meio de comunicação segue forte, hibridizado com as plataformas digitais e as novas telas. Neste contexto de grandes oportunidades e desafios, as emissoras universitárias vêm se adaptando e buscando ocupar esses espaços com os recursos que dispõem, dentro de grandes limitações financeiras e orçamentárias, agravadas pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). A fim de analisar em profundidade de que forma as TVUs têm usado as novas mídias, foram adotados diversos procedimentos metodológicos na presente pesquisa, que abrangem revisão de literatura, análise documental, questionário online e análise de conteúdo, nos moldes de Bardin (2011). Ainda no âmbito desta tese, são apresentados os resultados do mapeamento das TVUs no país, o Mapa 4.0, realizado em parceria com a Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU). Tendo como ponto de partida o mapeamento, esta tese investiga a atuação de 74 TVUs respondentes ao questionário (do total de 190) em três plataformas: Facebook, Instagram e YouTube. As TVUs são classificadas pelo meio de transmissão: sinal aberto, sinal fechado e WebTVUs. Na pesquisa empírica foram definidos quatro eixos de análise, para conhecer em detalhes as emissoras respondentes, os conteúdos que publicam nas três mídias digitais, as interações que estabelecem, os níveis de planejamento da comunicação online e a percepção dos dirigentes dessas TVUs sobre esse processo. Os resultados da pesquisa reforçam que as emissoras universitárias buscam se aproximar do público por meio das mídias sociais. Todavia, foram evidenciadas dificuldades no uso dessas ferramentas, refletindo-se em uma baixa interação e participação dos usuários. De forma geral, foi possível perceber que as TVUs utilizam esses novos recursos como um espaço de relacionamento, mas sem conseguir aproveitar todos os recursos das plataformas digitais, apresentando limitações quanto a aspectos técnicos básicos. Nessa perspectiva, com base nos dados coletados, são apresentadas algumas propostas voltadas à otimização das ações nas três mídias sociais digitais analisad


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - Alexandre Schirmer Kieling - UCB
Externo à Instituição - CLÁUDIO MÁRCIO MAGALHÃES
Interna - 191.292.621-00 - NELIA RODRIGUES DEL BIANCO - USP
Presidente - 1827871 - SIVALDO PEREIRA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 10/11/2022 15:19
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