#TodaCriançaSegura: O Instagram como ferramenta para a Comunicação Pública da Ciência na campanha de vacinação infantil contra a Covid-19
Comunicação Pública da Ciência; Mídias sociais; Instagram; Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo.
Em um momento de crise de saúde pública, como é a pandemia da Covid-19, faz-se necessária uma constante comunicação de interesse público sobre a ciência e a saúde, além do contato próximo com a sociedade. O presente projeto de pesquisa busca entender se as plataformas de mídias sociais dos órgãos governamentais fomentam a Comunicação Pública da ciência e, se positivo, como estes processos acontecem. Para responder à questão, realizou-se estudo de caso sobre a comunicação da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo no âmbito da campanha de vacinação infantil contra a Covid-19. Foi feita uma Análise de Conteúdo (AC) das postagens do Instagram oficial da Secretaria de Saúde (@saude_sp) entre os dias 16 de dezembro de 2021 e 17 de abril de 2022, e dos comentários destas publicações. Também foi realizada entrevista semiestruturada com Ator Público responsável pela coordenação da Comunicação da Secretaria. Percebeu-se que a campanha de comunicação em questão tinha como objetivo central informar a sociedade da necessidade de se levar as crianças para tomar a vacina contra a Covid-19. A informação tinha como ponto focal levar o conhecimento em sua maioria das vezes. No entanto, esse conhecimento, na maior parte da análise, não representou um exemplo de Comunicação Pública da Ciência, devido à falta de fontes científicas. Tem-se então que o uso da plataforma de rede social pela Secretaria de Saúde fomentou parcialmente a Comunicação Pública da Ciência, em especial pelo baixo uso de fontes científicas e diálogo ativo com a sociedade.