Ataques e alinhamentos: a imprensa e o estilo de comunicação neopopulista de Jair Bolsonaro nas "lives" do Youtube
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Bolsonaro, Youtube
A dissertação se propõe a analisar a forma como a imprensa tradicional é retratada nas "lives"
semanais transmitidas pelo ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, no Youtube durante o
último ano do mandato presidencial, 2022, quando houve uma escalada na retórica golpista e
antisistema que se intensificou no período eleitoral, no qual Bolsonaro saiu derrotado na
campanha à reeleição. Verificou-se a caracterização da imprensa como adversária, por meio
de críticas e ataques, bem como aliada, a partir de elogios e alinhamentos. Tais tratamentos,
no entanto, estavam relacionados à forma como determinados veículos ou jornalistas
realizavam a cobertura do mandato presidencial do ex-presidente. Além disso, o estudo busca
conceitualizar e operacionalizar o estilo de comunicação neopopulista de Jair Bolsonaro a partir
do enquadramento do político como neopopulista de direita que utiliza as novas mídias
digitais de forma inovadora na comunicação institucional e na forma de se comunicar com
eleitores. Para tanto, posiciona-se Bolsonaro na literatura sobre o tema para entender como
os estudos recentes nos campos das Ciências Sociais e da Comunicação posicionam Jair
Bolsonaro como um agente neopopulista de direita, refletindo no Brasil um movimento que
ocorreu em vários países do mundo, dentro da lógica das estratégias de comunicação que
adotou. Ao todo, foram analisadas 46 “lives” transmitidas no Youtube em 2022, resultando
em quase 38 horas de material, no qual selecionou-se aquilo que interessava para os fins deste
trabalho - no caso, a forma como a imprensa tradicional foi retratada nas transmissões ao vivo
de Jair Bolsonaro enquanto ocupou a presidência da República.