Banca de QUALIFICAÇÃO: Jean Marcel da Silva Campos

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Jean Marcel da Silva Campos
DATA : 20/07/2023
HORA: 14:00
LOCAL: PPG/FAC
TÍTULO:

A pandemia da COVID-19, o MCTI e a Comunicação Pública da Ciência no Brasil nos anos de 2020 e 2021


PALAVRAS-CHAVES:

Comunicação Pública da Ciência. Mídias Sociais. Desinformação. Inteligência Artificial. Inovação Democrática Digital.

 


PÁGINAS: 65
RESUMO:

As mídias sociais são frequentemente apontadas como um dos vetores do processo de desinformação. A pandemia da COVID-19 evidenciou o efeito nocivo da propagação de informações falsas nas plataformas digitais, uma vez que até mesmo protocolos de saúde consolidados no Brasil como as campanhas de vacinação foram afetados. Considerando que as políticas nacionais de pesquisa científica e tecnológica e de incentivo à inovação; e o planejamento, coordenação, supervisão e controle das atividades de ciência, tecnologia e inovação são áreas de competência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), é importante compreender qual foi a atuação dessa estrutura governamental para a democratização da informação no contexto da pandemia. No mesmo sentido, cabe questionar: Qual foi o papel das mídias sociais do Ministério e instituições vinculadas para o desenvolvimento da Comunicação Pública da Ciência (CPC)? Houve algum trabalho de articulação para divulgação de algum tema ou política de combate à desinformação? Foram utilizadas tecnologias, linguagem mais acessível ou alguma forma de inovação para garantir maior alcance e efetividade da informação junto à população? É a partir da busca por respostas para essas indagações que a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar o papel dos portais institucionais e das mídias sociais do MCTI e suas 20 unidades vinculadas no desenvolvimento da Comunicação Pública da Ciência, durante os dois primeiros anos da pandemia da COVID-19 (2020/2021). A hipótese desta tese de doutorado é que o país vem, ao longo dos anos, aprimorando os instrumentos de fortalecimento da democracia participativa por meio de uma legislação pró-acesso à informação e pela disponibilização de serviços governamentais na internet. Por outro lado, o Estado ainda não foi capaz de acompanhar o ritmo acelerado das redes de desinformação nas mídias sociais. Os procedimentos metodológicos utilizados para a análise reúnem um conjunto de técnicas relacionadas ao estudo de caso. Serão minerados dados dos sites institucionais, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e Youtube das instituições selecionadas para abordagem quantitativa e qualitativa. Foram adotadas as seguintes metodologias de análise: frequência das palavras, modelagem de tópicos e análise semântica. Dessa avaliação, pretende-se jogar luz sobre a produção e disseminação de informação científica pelo MCTI nas ferramentas analisadas, criando um panorama que possa contribuir com a reflexão sobre duas questões urgentes: a qualidade dos investimentos e a necessidade de se estabelecer políticas de comunicação em CT&I.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2377637 - CHRISTIANA SOARES DE FREITAS
Externa à Instituição - LUISA MEDEIROS MASSARANI - Fiocruz
Externo à Instituição - MARCELO AUGUSTO DE PAIVA DOS SANTOS - UERJ
Interno - 1827871 - SIVALDO PEREIRA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 03/07/2023 15:00
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