Tendências e Perspectivas da Pesquisa Acadêmica em Comunicação Popular,
Alternativa e Comunitária no Brasil: Um Estudo das Dissertações e Teses nos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (2013-2022).
Comunicação Popular, Comunicação Alternativa, Comunicação Comunitária, Pesquisa Acadêmica, Programas de Pós-Graduação em Comunicação.
As bases de dados relacionadas à produção científica revelam um crescimento significativo das pesquisas sobre Comunicação Popular, Alternativa e Comunitária (CPACs) no Brasil e na América Latina como um todo ao longo das últimas décadas. Com o objetivo de compreender essa questão, este projeto tem como ambição responder à seguinte pergunta: qual tese pode ser formulada sobre o passado, presente e futuro da comunicação popular, alternativa e
comunitária na comunidade brasileira de Ciências da Comunicação, com base na pesquisa acadêmica produzida nos Programas de Pós-Graduação em Comunicação entre 2013 e 2022? Para alcançar esse objetivo, delineamos um plano de trabalho e um cronograma para a execução da pesquisa, além de apresentar um breve panorama atualizado do tema e uma proposta de capítulo. Em termos metodológicos, apresentamos a descrição do protocolo de pesquisa e um mapeamento preliminar de material de análise.