AS NOVAS COMPETÊNCIAS PARA A GESTÃO DA COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL CONTEMPORÂNEO: Um estudo sobre a comunicação organizacional, os modelos administrativos e as competências gerenciais frente às transformações da indústria 4.0
Comunicação Organizacional; Competências; Ambiente Organizacional; Mundo do Trabalho; Contemporâneo.
O presente estudo é fruto de uma pesquisa teórico-conceitual e de campo, com coleta de dados e aplicação de questionários, a pesquisa está sendo desenvolvida no eixo comunicação, especificamente na área da comunicação organizacional, com o intuito de conhecer as novas competências para gerir a comunicação das organizações do setor industrial brasileiro para enfrentar as transformações digitais, midiáticas e da indústria 4.0 no cenário contemporâneo, assim como traçar o perfil do gestor organizacional. O presente estudo é norteado pelo seguinte questionamento “Quais são as novas competências, que são necessárias para gerir a comunicação organizacional em um cenário de transformações midiáticas digitais voltadas para a indústria 4.0?”. Considerando esse cenário complexo que nas últimas décadas, a área de comunicação organizacional vem vivenciando mudanças significativas referentes à comunicação, às mídias e sua forma operacional, tendo como premissa atender as organizações e seus públicos, do consumidor ao colaborador, a presente pesquisa é de grande valia para comprovar as teses levantadas ao longo do presente estudo, as quais poderão serem comprovadas ou não na conclusão desta pesquisa