AGROINSPIRADORAS uma perspectiva sobre gênero e trabalho no discurso do feminismo agro na mídia segmentada
Comunicação. Mídia. Agronegócio. Gênero. Feminismo Agro. Feminismo Neoliberal
Esta pesquisa se dedica à análise da representação midiática de mulheres agricultoras que atuam na produção e gestão de propriedades rurais de médio e grande porte. Em particular, o estudo concentra-se no programa de TV chamado Agroinspiradoras, exibido pelo Canal Rural, e em outras 18 produções audiovisuais que retratam o meio rural e que contam com a participação das apresentadoras de Agroinspiradoras. A pesquisa busca compreender o panorama da ruralidade no Brasil, problematizar o papel do agronegócio e analisar a presença das mulheres nesse contexto midiático. Os principais focos da investigação são as questões de gênero e trabalho. Historicamente, o setor agrícola tem sido predominantemente masculino e a pesquisa procura compreender como as mulheres-agro se tornam porta-vozes de um fenômeno que se aproxima dos ideais do feminismo neoliberal. São investigadas as semelhanças e diferenças entre as lutas feministas históricas e o discurso propagado por essas mulheres por meio da mídia. Observa-se a emergência de um fenômeno em transformação, denominado aqui como “feminismo agro”, uma vez que ainda não vislumbramos um termo/conceito consolidado que abarque todas as características desse movimento. Isso levanta questões sobre a natureza do movimento observado, suas conexões com as lutas feministas históricas e sua abordagem em relação à transformação coletiva e à superação das desigualdades sociais. Além disso, a pesquisa analisa as relações desse fenômeno com a cultura da inspiração e do empreendedorismo. Para investigar essas questões, a pesquisa utiliza uma abordagem metodológica que combina a Análise do Discurso de linha francesa, a Teoria da Representação Social e entrevistas semiestruturadas, realizadas com duas participantes de Agroinspiradoras. Essas abordagens analíticas permitem uma compreensão mais aprofundada das representações midiáticas, dos discursos propagados pelas mulheres-agro e das suas relações com a cultura da inspiração e do empreendedorismo.