Insurgências Anacrônicas: O invasor como personagem no cinema de Rainer Werner Fassbinder, Dácia Ibiapina e Adirley Queiros
Invasor; Insurgência; Afeto; Urgência; Anacronismo; Cidades; Fassbinder, Dácia Ibiapina; Adirley Queiros
Esta tese pretende analisar no cinema de Fassbinder, Dácia Ibiapina e Adirley Queiros, uma certa urgência e liberdade de não se submeter a nenhuma pauta política de vanguarda em retratar uma cidade, uma periferia, se arriscando e acreditando naquilo que um filme reúne com o corpo da equipe e comunidade que se integra organicamente no território. Ou seja, conviver com a urgência do espaço da cidade, onde as contradições estão sempre em jogo, indo a campo e se abrindo para o imprevisível. Analisar esses cinemas, a partir dos filmes “O Medo devora a Alma”(1974), de Rainer Werner Fassbinder, “Cadê Edson”(2014), de Dácia Ibiapina, e “Mato Seco em Chamas”(2020), de Adirley Queiros, mesmo anacrônicos, com a chave de análise do “invasor”como personagem – todos marginais, não atores profissionais, estrangeiros nos próprios territórios em que vivem – e sua relação com a cidade e como a cidade reage a eles, é o que este estudo se propõe. Relacioná-los a uma cartografia da cidade, percebendo um ponto de inflexão que leve um novo patamar de enxergar o espaço, é o desafio dessa pesquisa.
Pretende-se também fazer uma investigação a partir desses filmes insurgentes, mostrando a dependência de estruturas sociais que herdamos do passado e o sentimento de incompletude que estes mesmos filmes denunciam.