CORPOS FEMININOS NO INSTAGRAM: Uma análise de publicidades médicas sobre cirurgia bariátrica
Corpo; Obesidade; Cirurgia bariátrica; Publicidade médica; Instagram.
Nesta dissertação, investigou-se o dilema contemporâneo enfrentado pelas mulheres na procura pela perfeição física, equilibrando a pressão social dos padrões de beleza e a preocupação com a saúde. A transformação desse paradigma não é apenas resultado de mudanças culturais, mas também de uma estrutura de poder enraizada na sociedade. Nesse contexto, nos meados do século XX, a cirurgia bariátrica emergiu como um tratamento de grande importância no combate à obesidade e às suas comorbidades na promoção da saúde e do bem-estar, sobretudo entre as mulheres, que são as mais afetadas com essa patologia. Corroborando isso, as redes sociais desempenham um papel crucial na disseminação dessas questões, tanto na promoção da conscientização quanto na pressão para padrões de beleza inatingíveis. A pesquisa analisa a influência da publicidade médica no Instagram e explora como ela pode impactar a percepção das mulheres sobre seus corpos e na busca pela cirurgia bariátrica, explorando seu poder persuasivo no cenário digital. Para tal, foi realizado um estudo levando em consideração a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977), uma abordagem quantitativa que procura enumerar as postagens sobre cirurgia bariátrica e o volume de divulgações sobre saúde, além de considerar um enfoque qualitativo no que diz respeito à identificação dos padrões presentes nas publicidades postadas. Esta dissertação segue também os princípios da metodologia de Análise de Discurso inspirada na perspectiva do estudo apresentada por Michel Foucault (1996; 2005), com ênfase nas Formações Discursivas presentes nas postagens, visando compreender como a publicidade médica impacta a escolha pela cirurgia bariátrica e a percepção de como os corpos femininos são representados e impactados por discursos midiáticos. Isso possibilitou uma análise mais profunda do processo de produção de significados nos discursos relacionados ao procedimento cirúrgico e sua veiculação no Instagram. Os perfis escolhidos para a pesquisa foram de dois cirurgiões bariátricos, Dr. Fábio Viegas (@drfabioviegas) e Dra. Helena Malnati (@dra.helenamalnati), e do Hospital Anchieta (@hospitalanchieta), pela perspectiva de uma Instituição de Saúde, no período de janeiro de 2022 a setembro de 2023. Foi possível identificar, ao longo do estudo, que, apesar de haver perfis de médicos que foquem na imagem do corpo esbelto para o incentivo à bariátrica, os perfis escolhidos não focaram suas divulgações no estético, mas sim no informativo, utilizando publicidades que levem uma informação ética e responsável na influência pela cirurgia bariátrica.