"Comunicação corpóreo-musical: o corpo do cantor popular na contemporaneidade"
Comunicação corporal; Cantor popular; Corporeidade; Contemporaneidade; Música popular.
Toda produção artística cultural tem relação com o contexto no qual se insere. A experiência artística da atualidade está incorporada numa contemporaneidade globalizada, que refina a busca pela gestão e pelo controle produtivo das subjetividades. É nessa moldura que se encaixa o cantor popular contemporâneo, enquanto corpo-artista e corpo-comunicação. Tomando como referencial teórico os Estudos Culturais, o objetivo geral desta pesquisa será investigar e discutir, no contexto da sociedade contemporânea, a corporeidade do cantor popular em performances e sua troca comunicacional com os corpos que compõem seu público. Os objetivos específicos que permitirão um esclarecimento dessa discussão são: (1) Estudar e cartografar a singularidade e subjetividade da percepção e exploração de cantores sobre seus corpos; (2) Refletir sobre a influência da contemporaneidade no corpo do cantor popular e de seu público, bem como na formação da performance e troca comunicacional; (3) A partir do entendimento de que música e corpo são comunicação, discorrer sobre a corporeidade da música a partir de uma perspectiva teóricofilosófica. A metodologia parte de um detalhamento do problema de pesquisa, com levantamento bibliográfico e referencial teórico sobre corpo, comunicação corporal, contemporaneidade, subjetividade, gestos, performance e música popular. Na pesquisa de campo, serão acompanhadas duas disciplinas do curso técnico de canto popular da Escola de Música de Brasília (EMB) que abordam sobre performance e realizadas entrevistas semiabertas com estudantes e professores de canto popular da EMB. Haverá análise do material coletado a partir do método cartográfico, o que permitirá perceber as multiplicidades do tema e discutir a comunicação corpóreo-musical como um território explorado pelos cantores que, numa performance, se expande de forma rizomática para os corpos de seu público.