Mensagens impossíveis: a poética dos afetos e a narrativa epistolar no cinema de Karim Aïnouz.
Teoria do cinema; Cinema e fenomenologia; Guinada afetiva; Narrativa epistolar.
O presente projeto é uma proposta de investigação do processo criativo do cineasta Karim Aïnouz por meio da análise fílmica de três longas-metragens: Viajo porque preciso, volto porque te amo (2009), A Vida invisível (2019) e Marinheiro das montanhas (2021). O objetivo da pesquisa é mostrar como a poética dos afetos na obra de Aïnouz ultrapassa o plano da linguagem verbal, inscreve-se na materialidade dos filmes, promove rupturas de gêneros dramáticos e modula o estilo do realizador. A pesquisa prevê uma abordagem fenomenológica dos filmes a partir do pensamento de autores como Merleau-Ponty e Gaston Bachelard; incorpora conceitos de afetos de Edgar Morin e Gilles Deleuze, além da perspectiva de teóricos contemporâneos ligados à Guinada afetiva, como Brinkema e Shaviro; e pretende circunscrever os afetos fílmicos por meio do exame de um certo recurso narrativo comum às três obras mencionadas: a técnica da narrativa epistolar, definida sob a ótica da teoria literária e do conceito de Dialogismo de Bakhtin. A poética do afetos nos filmes de Aïnouz será, por fim, situada de modo crítico no debate acadêmico que tematiza as tendências cinematográficas mais recentes, como o Cinema de fluxo.