Gestão fragmentada: a experiência de divisão da estrutura de comunicação da Embrapa
comunicação organizacional, Embrapa, comunicação integrada, estruturação, gestão da comunicação, departamentalização.
Frente à escassez de estudos sobre a estruturação dos departamentos de comunicação nas organizações, este projeto pretende investigar uma experiência concreta envolvendo a gestão da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), instituição reconhecida pela excelência de seus profissionais de comunicação e uma das pioneiras na criação de uma política própria para a área. O objetivo geral é analisar como a fragmentação da Secretaria de Comunicação em quatro “minidepartamentos”, processo que ocorreu no período de 2018 a 2022, atingiu a gestão de comunicação da empresa. Para isso, discute a atualidade e a aplicação na prática do conceito de comunicação organizacional integrada (Grunig e Grunig, 1998; Neves, 2000; Bueno, 2003; Kunsch, 2003; Clemen, 2005; Cornelissen et al., 2006; Almansa, 2010; Torquato, 2015). Como o fenômeno estudado fez parte de uma reestruturação geral da sede da empresa, para adoção de uma gestão mais moderna, discute também conceitos da administração, como estrutura organizacional e departamentalização (Araujo, 2011; Oliveira, 2011) e gestão por processos (Sordi, 2008), além do contexto das transformações nas empresas públicas. Como metodologia, propõe uma abordagem qualitativa por meio de um estudo de caso, subsidiado por triangulação de dados com base em entrevistas semiestruturadas com atores-chave do processo e análise de documentos institucionais e conteúdos dos veículos de comunicação da Embrapa.