Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIANA AMARAL DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIANA AMARAL DE SOUSA
DATA : 18/12/2023
HORA: 15:00
LOCAL: PPG/FAC
TÍTULO:

EBC em pauta: Uma análise dos enquadramentos da mídia privada sobre a Empresa Brasil de Comunicação em 2023


PALAVRAS-CHAVES:

EBC. Radiodifusão Pública. Enquadramento. Mídia. Hegemonia.


PÁGINAS: 71
RESUMO:

A complementaridade entre os serviços público, privado e estatal de radiodifusão, apesar de prevista constitucionalmente, ainda é pouco equilibrada no Brasil. (Souto & Del Bianco, 2022). São os veículos de mídia comerciais, advindos da iniciativa privada, que tradicionalmente detém a hegemonia do setor e compõe o que podemos chamar de “grande mídia” no país. Levando em conta a forma como a comunicação midiática no Brasil foi estruturada, é possível constatar a posição subalterna, em relação a sua representatividade e legitimidade social, que veículos de mídia pública ocupam (Del Bianco; Esch, 2017) no cenário brasileiro. A criação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), entretanto, foi uma das poucas iniciativas, em termos de políticas públicas de comunicação, no sentido de fortalecer e unificar o Serviço de Radiodifusão Público (SRP) e pensar bases para uma produção baseada na participação social e no interesse público. Porém, a conclusão ou avanço do projeto de comunicação iniciado na criação da empresa foi tensionado por atores diversos, sendo a mídia privada um agente importante na manutenção de um “passivo simbólico” (Bianco; Esch; Moreira, 2013) que classifica a mídia pública como "aparelhada", “chapa-branca” ou mesmo "inútil" (Oliveira, 2020) e sem razão de existir no atual cenário de transformações digitais e midiatização da cultura (Sodré, 2016). Este projeto se propõe a analisar como a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) foi retratada pela mídia comercial em portais jornalísticos na internet, durante o primeiro ano do terceiro mandato do governo Lula. Para formar o corpus da pesquisa foram selecionadas 101 publicações que tiveram a EBC como temática no período, nos portais G1, R7, Folha/Uol, CNN e Metrópoles. Por se tratar de um momento de retomada de um discurso favorável à mídia pública, ao menos na teoria, este projeto buscou analisar a reação da mídia comercial a este cenário, utilizando a técnica da Análise de Conteúdo (Sampaio; Lycarião, 2021) para mapear os termos, temáticas e opiniões em relação à empresa pública, combinada a uma análise de enquadramento que mescla os generic frames (Iyengar, Semetko e Valkenburg, 2000) e issue specific frames (Entman, 1993). Como resultado, essa análise permite compreender e explicar de que forma a mídia jornalística comercial pautou, em seus portais, a empresa em suas coberturas no ano de 2023 e quais enquadramentos marcaram o tema “EBC” neste tipo de mídia.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1897574 - ELTON BRUNO BARBOSA PINHEIRO
Externa à Instituição - GISELE PIMENTA DE OLIVEIRA - IESB
Externa à Instituição - MARIANA MARTINS DE CARVALHO - FIOCRUZ
Interna - ***.292.621-** - NELIA RODRIGUES DEL BIANCO - UnB
Notícia cadastrada em: 12/12/2023 15:11
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