Guardião da Moral, Paladino da Verdade: Estratégias discursivas anti-gênero e anti-imprensa no Twitter de Jair Bolsonaro no período eleitoral e pré-eleitoral de 2022
Análise de Discurso (AD) francesa; Discurso Populista Reacionário, Estudos Feministas e de Gênero; Sociologia da Violência; Twitter.
Essa dissertação trata das estratégias discursivas do ex-presidente da República Jair Bolsonaro que geram efeitos de sentido anti-gênero e anti-imprensa resultando em narrativas de violência cultural contra mulheres jornalistas em seu perfil pessoal no Twitter durante o período pré-eleitoral e eleitoral de 2022 - ou seja, de 15 de julho a 30 de outubro. Mais especificamente, o objetivo é compreender a importância da violência contra mulheres jornalistas para a pauta bolsonarista, bem como a importância do Twitter como instrumento para esta violência. Justifica-se a análise em face do crescimento no número de ameaças e ofensas a estas profissionais, em grande medida impulsionadas pelo ex-mandatário do Executivo Federal, e que transitam entre online e offline com os mesmos contornos misóginos. Associamos a leitura de teóricos da Sociologia da Violência para reconhecer a tipologia das violências contra mulheres jornalistas; bem como a leitura de comunicadores e cientistas políticos que nos permitiu perceber o caráter populista reacionário do discurso bolsonarista. Por fim, associamos os estudos de plataforma e teóricas que estudam gênero e feminismos para compreender como essas ambiências tornaram-se território de ódio contra mulheres e contra a liberdade de imprensa. À luz da Análise de Discurso de vertente francesa, reconhecemos
formações discursivas que buscam o controle sobre o que é moral e o que é verdade, desafiando a credibilidade do jornalismo enquanto designa às mulheres o mesmo papel social patriarcal de “ventre da nação”.