INFORMAÇÃO, DISCURSO E PODER DAS PLATAFORMAS DIGITAIS: UMA ANÁLISE DA DISCUSSÃO SOBRE O PL 2630 NO TWITTER
plataformas digitais. A nível de contextualização, analisa o modelo de negócios das
plataformas e a inserção delas na vida cotidiana individual e coletiva dos usuários.
Em seguida, aproxima teorias de diversos autores que abordam o poder
informacional e a posição das Big Techs e das plataformas digitais nessas
dinâmicas, e traz a perspectiva de alguns autores sobre as relações intrínsecas de
poder, espoliação do conhecimento e extração da mais valia dos usuários, que
reproduzem algumas lógicas econômicas do período colonial. Diferenciamos o poder
informacional do poder comunicacional, que também pode estar embutido em
discursos - os quais são entendidos como combinações de conhecimento e
linguagem - e complementamos com as teorias de outros autores que analisam
esses processos atualmente, levando em consideração os novos formatos de
disseminação de mensagens. Examinamos o engajamento como vetor da esfera
pública e o empoderamento do usuário como disseminador de informação nas
plataformas digitais, além da possibilidade de formação de grupos e de mobilizações
coletivas em torno de interesses em comum. Também analisamos como os veículos
de comunicação de massa se adaptaram aos novos formatos e continuam
exercendo forte influência na difusão de informação. No objeto de pesquisa
escolhido - o debate sobre o Projeto de Lei 2630/2020, o qual Institui a Lei Brasileira
de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet, intensamente discutido
no Twitter durante o período recortado - observamos a presença desses aspectos e
buscamos relacionar a fundamentação teórica com tais casos concretos. Alguns
posicionamentos tiveram grande destaque na discussão dentro da plataforma:
declarações oficiais de algumas plataformas digitais contra o Projeto de Lei em seus
blogs corporativos e uma reportagem da Rede Globo que aborda, entre outros, a
importância da regulação das plataformas digitais, a qual também obteve muita
repercussão em nosso recorte de dados. Analisamos esses conteúdos
qualitativamente e em seguida, quantitativamente, a repercussão dessas
mensagens no Twitter. Fizemos uma análise de conteúdo categorial do debate sobre
o PL 2.630/2020 no Twitter ao longo de 30 dias, com o objetivo de mapear a
discussão, analisar os principais tópicos abordados, identificar os autores mais
influentes, as mobilizações sociais e os processos emocionais envolvidos.
Discernimos os tweets em cinco categorias: Alarmante, Informativo, Chamada para
ação, Posicionamento e Discussão. A análise dos tweets agrupados dessa forma
nos permitiu entender melhor algumas relações assimétricas de poder e discurso
que os atravessaram, e analisar objetivamente alguns eventos marcantes na linha
do tempo desse debate.