Banca de DEFESA: Arthur Silva Barbosa

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Arthur Silva Barbosa
DATA : 29/02/2024
HORA: 10:00
LOCAL: PPG/FAC
TÍTULO:

As imagens distópicas no cinema contemporâneo do país do futuro


PALAVRAS-CHAVES:

  Utopias; Distopias; Cinema brasileiro; Racionalidade neoliberal.


PÁGINAS: 121
RESUMO:

Esta pesquisa investiga a tendência presente na produção cinematográfica brasileira contemporânea em figurar futuros especulativos; desta forma, reflete-se com o cinema a partir de suas particularidades ao materializar inquietações em/de uma determinada época, como a própria maneira com que se concebe o futuro na contemporaneidade. Nota-se as especificidades ao lidar com as imagens do cinema nacional e o senso de futuridade com a manifestação de temas que atravessam essas ideias, como o conceito de utopia e distopia, e as lógicas hegemônicas que permeiam o tempo presente. Pretende-se, portanto, analisar as relações e sentidos produzidos entre o entrecruzamento dos temas e conceitos supracitados em nossa época; perceber como os sentidos são produtos da articulação de tais questões, bem como produtores das mesmas. De maneira específica, busca-se perceber como a ideia de futuro no Brasil é/pode ser afetada pelas razões hegemônicas e se manifesta nas imagens cinematográficas. Relacionamos o senso de futuridade a um suposto sequestro de expectativas a partir da concepção de racionalidade neoliberal, visando assim compreender como os afetos produzem e são produzidos no interior dessas expectativas. O que se conjectura é que, a partir de discursos e práticas não-discursivas (dentre as quais o cinema se insere) de lógicas hegemônicas, a manutenção de um futuro inalterável, faz perpetuar essas mesmas lógicas. Partimos, portanto, de uma perspectiva genealógica, ao se investigar as manifestações e transformações dos temas e conceitos na história e em nosso tempo – como se articulam às mudanças e flutuações de discursos, saberes, poderes, culturas etc. O que se percebe, em um primeiro momento é um paradoxo de imagens, muitas vezes intencionalmente contra hegemônicas, sendo absorvidas, “precorporadas” ou neutralizadas diante de seu próprio objeto de crítica.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2862189 - CLAUDIA GUILMAR LINHARES SANZ
Externa ao Programa - 2504581 - FATIMA LUCILIA VIDAL RODRIGUES - nullExterna à Instituição - 0 - - nullExterno ao Programa - 2330419 - RAINRI BACK DOS SANTOS - null
Notícia cadastrada em: 21/02/2024 16:49
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