A terceira margem da cena: a atmosfera na dinâmica relacional do evento narrativo
evento narrativo; espaço-tempo vivido; vocalidade; atmosfera; passagens
A presente pesquisa se debruça sobre a presença da atmosfera no contexto do evento narrativo, ou espaço-tempo vivido do conto. Busca investigar aspectos intrínsecos da materialidade da comunicação pertencentes às ocorrências sensíveis quando do evento de narração oral cênica ou artística de histórias. Questiona os possíveis modos, dinâmicas, porosidades e diálogos entre a atmosfera (no sentido estético) com relação ao evento narrativo e todos os seus participantes. Propõe a atmosfera como fator imbricado simultaneamente no narrar e no que é narrado, e que abriga e tece em conjunto as passagens que se efetivam no evento narrativo. Observa vestígios dos processos composicionais da vocalidade por parte da contadora ou contador de histórias. Autoras e autores, como, Andreas Rauh, Byung-Chul Han, Christine Greiner, Erika Fischer-Lichte, Gernot Böhme, Hans Ulrich Gumbrecht, Jean Paul Thibaud, José Gil, Leda Maria Martins, Paul Zumthor, Walter Benjamin, entre outros, oferecem uma importante interlocução no processo de pesquisa.