UMA BUSCA PELA TRANSCENOGRAFIA ATRAVÉS DE ATMOSFERAS
RECORRENTES
transcenografia; atmosfera; cenografia; transcriação
Esta tese narra um passeio, uma busca por um novo termo, um conceito denominado
transcenografia. Ele é resultado da combinação do prefixo trans + cenografia com o
qual pretendemos, então, superar obstáculos epistemológicos dos termos utilizados
atualmente, face a possibilidade de uma proposta mais abrangente e condizente com
as práticas da área. O prefixo, por sua vez, é herdado de sua aplicação em um conjunto
de conceitos consolidados, cuja viabilidade é discutida em capítulos específicos,
relacionando com o assunto em questão e dentro de um âmbito específico: as atmosferas
recorrentes. A tríade de termos é composta por transmídia, transculturação/
transculturalidade e transcriação apoiados pelo “termo-atravessador” transdisciplinaridade.
A cada um deles é dedicado um capítulo permitindo sua conceituação,
desse modo viabilizando discussões acerca de excertos dos exemplos práticos forjando
um arcabouço teórico para, enfim, tecer a viabilização da alternativa para o campo
de limites indefinidos, no qual identificamos que a cenografia se encontra. Desse modo,
apresenta-se ao longo da pesquisa, de que maneira a transcenografia passa a habitar
em situações de atmosferas recorrentes. Ou seja, como o modo de sugestão, orquestrado
pela cenografia e seus componentes, seja mantido mesmo em produções
existentes em plataformas (mídias) distintas e realizadas com décadas de intervalo. O
termo proposto, transcenografia, evoca uma concepção de cenografia em constante
deslocamento e metamorfose, recebendo e emitindo fluxos de informações. Trata-se
de um movimento, é o entre, é o através. Ela pertence a todos os lugares, mas também
a lugar nenhum. Ela não impõe hierarquias, ela perde, doa, absorve, se transforma e
forma algo novo. A transcenografia é fruto do contato, do atrito e do deslocamento.
Como exemplos práticos para discussões direcionadas, selecionamos duas obras do
mainstream norte-americano e plasticamente robustas: Bettlejuice e Moulin Rouge,
além de outros exemplos em que dedicamos menor espaço, porém, de igual importância
de verificação entre teoria e prática. Almejando, assim, a aproximação da teoria
com a prática.