ESPELHAMENTO, FRAGMENTAÇÃO E DUPLO DIGITAL: ESTUDO SOBRE O PROCESSO CRIATIVO DO ESPETÁCULO CA/C\OS
Duplo Digital, espelhamento, fragmentação, espetáculo intermídia, bricolagem
Esta dissertação apresenta um estudo teórico-prático que parte de uma busca exploratória por obras que estetizam a duplicidade e o espelhamento no campo das Artes, a fim de propor um dispositivo metodológico criado para composição, apresentação de ideias, e posterior montagem de um espetáculo performático intermídia nomeado CA/C\OS, na qual serão esteticamente experimentadas noções de espelhamento, fragmentação e duplo, por meio de linguagens artísticas múltiplas, que vão além da linguagem visual, convencionalmente associada a tais conceitos. Observa-se que a tecnologia, no universo artístico, tem favorecido a materialização do que Steve Dixon (2007) chama de Duplo Digital, compreendido como representação mediada por tecnologia digital que possibilita a replicação do referente humano. Em uma abordagem interdisciplinar, esta pesquisa reúne conceitos ou noções simbólicas que associam a reflexão especular a temas sombrios ou ocultos - morte, mundo subterrâneo – e analisa noções de espelhamento, fragmentação e duplo digital estetizadas na cena artística contemporânea, com foco na arte digital. A partir da metodologia bricolagem, a pesquisa observará desdobramentos estéticos das noções de duplo digital, fragmentação e espelhamento para compor um dispositivo metodológico para a formulação e articulação de ideias estéticas ou ‘cacos’ (fragmentos estéticos coletados previamente e durante a atual pesquisa sobre duplo, fragmentação e espelhamento) para a composição do espetáculo intermídia CA/C\OS em aproximação à técnica do mosaico. Estima-se propor espetáculo performativo intermídia, utilizando-se dispositivos tecnológicos e digitais, que possam interferir no estado de presença, materializar de formas diversas o duplo, tornando-o coexistente com o referencial humano espectador/performador.