Estratégias de gestão e competências profissionais para a melhoria da experiência do paciente em sua jornada hospitalar
“Segurança do Paciente; Participação do Paciente; Cuidado Centrado no Paciente; Gestão em Saúde ”
“Introdução: A experiência do paciente é um indicador de qualidade nos serviços de saúde, enfatizando a importância de considerar sua perspectiva para promover melhorias significativas. Objetivo: Este estudo buscou desvendar as competências profissionais e estratégias de gestão utilizadas para engajar os profissionais em ações que melhorem a experiência do paciente ao longo de sua jornada nos serviços de saúde. Metodologia: Realizado com 19 profissionais ligados à gestão hospitalar, o estudo adotou uma abordagem qualitativa exploratória, com coleta de dados por meio de entrevistas individuais gravadas, entre março e abril de 2023. Resultados: A análise revelou três categorias temáticas: “Essência da jornada e experiência do paciente na percepção dos gestores”, “Engajamento na melhoria da jornada e experiência do paciente” e “Competências para a melhoria da jornada e experiência do paciente”. Identificou-se uma falta de compreensão do conceito de experiência do paciente, o que influencia a resistência dos profissionais de saúde ao engajamento, principalmente da alta gestão. O estudo também destacou fatores que influenciam a melhoria da experiência do paciente e estratégias de gestão para engajar os profissionais nessas práticas. Conclusão: Conclui-se que as competências e estratégias identificadas podem subsidiar práticas de engajamento para melhorar a experiência do paciente, promovendo a entrega de valor alinhada às suas necessidades.”