Bioética e Tecnologias Educacionais: gamificação e o fortalecimento da Ética e Integridade Científica
Bioética; Ética em Pesquisa; Integridade Científica; Má Conduta Científica; Gamificação; Cinema.
Introdução: Apesar dos avanços notáveis a prática científica, ao longo da história, tem sido marcada por episódios sombrios que evidenciam a necessidade de uma reflexão ética contínua. Exemplos de violações ocorridas, como os experimentos médicos no Estudo de Tuskegee e as atrocidades cometidas na Alemanha Nazista, bem como as preocupações contemporâneas sobre manipulação genética, demonstram dilemas persistentes na ciência. Assim sendo, o papel central da ética e da integridade científica emerge como essencial, não apenas para salvaguardar a dignidade humana, mas também para garantir que o progresso científico seja alcançado levando em consideração os requisitos éticos necessários. Objetivo: Este estudo busca, portanto, refletir sobre a adoção de tecnologias educacionais no processo de ensino-aprendizagem sobre ética e integridade científica, baseadas em específico na estratégia da gamificação aliada a narrativas fílmicas, como estímulo à comportamentos éticos e a construção de uma consciência ética sólida entre membros da sociedade em geral, abordando as possibilidades e desafios na aplicação da técnica na formação e incentivo as boas práticas em todas as etapas do processo científico. Método: Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa e natureza exploratória, buscando construir proximidade com o tema, tornando-o mais compreensível e estabelecendo relações entre seus diferentes elementos. Adicionalmente, foi desenvolvido o projeto piloto de uma estratégia que utiliza técnicas de gamificação para simular cenários éticos, com o aporte de narrativas fílmicas. Servindo de recurso didático para estimular discussões profundas e promover reflexões críticas sobre ética e integridade científica. Resultados: A gamificação, por ser muito atrativa e adaptável a contextos com baixa ou nenhuma conectividade, tem se consolidado como uma estratégia de ensino-aprendizagem cada vez mais explorada, cumprindo o papel de entretenimento, mas também de construção de conhecimento, possibilitando avanço social em diferentes esferas. Uma possibilidade prática de usar seus elementos surge na abordagem de tópicos relacionados à ética e integridade científica, pois, ao usar recursos lúdicos na discussão dessas questões, é possível aumentar o engajamento e a motivação dos indivíduos, incentivando comportamentos positivos e construindo uma consciência ética. Vale ressaltar que a integridade científica é um requisito essencial para a confiabilidade do conhecimento produzido durante as pesquisas, portanto, é fundamental fomentar uma cultura que valorize condutas adequadas. Nesse sentido, a gamificação oferece um meio de abordar essas questões, proporcionando um ambiente favorável para transmitir conceitos complexos de maneira acessível e atrativa, uma vez que essa estratégia permite simular situações próximas à realidade, onde podem surgir dilemas éticos. Conclusão: Entende-se que a gamificação por si só não resolveria todos os desafios presentes no processo científico, no entanto, essa abordagem se apresenta como uma forma possível de complementar métodos mais amplos de educação e conscientização, porém a implementação efetiva da estratégia requer uma série de cuidados e profundo entendimento das questões apresentadas. Diante do exposto, o uso da gamificação como proposta para o desenvolvimento educacional torna-se um instrumento valioso para promover a conscientização e a prática de valores éticos e integridade no contexto científico, representando consequentemente um passo importante para cultivar uma sociedade mais eticamente responsável.