Banca de QUALIFICAÇÃO: ALBERTO AUGUSTO MARTINS PAIVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALBERTO AUGUSTO MARTINS PAIVA
DATA : 29/05/2025
HORA: 09:00
LOCAL: sala de reuniões n. 01 da Faculdade de Ciências de Saúde - UnB
TÍTULO:

EFETIVIDADE DA GAMIFICAÇÃO COM ESCAPE ROOM PARA IDENTIFICAÇÃO DE ARRITMIAS EM PACIENTES CRÍTICOS: UM EXPERIMENTO COM GRADUANDOS DE ENFERMAGEM


PALAVRAS-CHAVES:

Educação em Saúde; Gamificação; Exercício de simulação; Arritmias Cardíacas; Enfermagem


PÁGINAS: 1000
RESUMO:

Educação em saúde proporcionada pelo escape room ainda é recente como metodologia educacional e tende a ser estratégia que beneficia na formação de estudantes de enfermagem, principalmente no ganho de conhecimentos e habilidades. Entretanto, poucos estudos trazem como metodologia educacional em enfermagem o uso de escape room. Objetivo: Avaliar a efetividade da estratégia de gamificação por meio do escape room híbrido associado a simulação clínica baseada em repetição, na aprendizagem ativa para o ganho de competências cognitivas, afetivas e psicomotoras no reconhecimento e manejo de arritmias cardíacas em pacientes críticos direcionado ao cuidado de enfermagem. Método: Estudo multimétodo sendo desenvolvido em estudo 1 (metodológico) e estudo 2 (Ensaio Clínico Randomizado). O estudo 1 compreendeu a elaboração e adaptação de instrumentos, incluindo construção de ficha avaliativa para cenários de escape room, ficha de identificação de participantes e questionário de avaliação de conhecimento sobre taquicardia supraventricular; e adaptação de escalas, contextualização e validação das escalas de Ganhos Percebidos, DASS-21 (Depressão, Ansiedade e Estresse), Satisfação e Autoconfiança devido à falta de instrumentos educativos validados sobre escape rooms. O estudo 2 será um ensaio clínico randomizado quantitativo, no qual estudantes de enfermagem serão submetidos a uma intervenção de jogo escape room, comparando-se a eficácia da versão híbrida associada a simulação clínica na melhoria das competências dos estudantes de enfermagem para o reconhecimento de arritmias cardíacas em pacientes críticos. Além de avaliar a efetividade da repetição de uma simulação integrada ao escape room na aquisição de conhecimentos para o manejo de um paciente com arritmia cardíaca na assistência de enfermagem. Serão significativos os resultados com p≤0,05. Resultados Esperados: espera-se contribuir para o desenvolvimento de maior autonomia e raciocínio clínico na resolução colaborativa de problemas. Acredita-se que a partir do desenvolvimento de competências cognitivas, afetivas e psicomotoras dos estudantes de enfermagem será possível a melhoria da qualidade do atendimento ao combinar a estratégia educativa ativa e experiencial de ensino denominada escape room híbrido combinado à simulação clínica e consequentemente reduzir os custos do Sistema Único de Saúde por meio da diminuição de erros no reconhecimento de alterações clínicas de pacientes críticos. Também se espera esclarecer lacunas de conhecimento sobre o uso do escape room educativo na área de enfermagem.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1886044 - MARCIA CRISTINA DA SILVA MAGRO
Externa ao Programa - 2000722 - MICHELLE ZAMPIERI IPOLITO - UnBExterna à Instituição - JANE WALKIRIA DA SILVA NOGUEIRA - CAPES
Externa à Instituição - MANUELA COSTA MELO - SES-DF
Notícia cadastrada em: 20/05/2025 15:04
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