"Educação interprofissional para manejo da parada cardiopulmonar intra-hospitalar em pacientes críticos com covid-19: Estudo multimétodo."
"Educação interprofissional; Parada Cardíaca; Conhecimento; Capacitação Profissional"
“Introdução: A interprofissionalidade tem se destacado pela capacidade de provocar mudanças em cenários profissionais e curriculares. Melhorar o conhecimento, a comunicação e o trabalho em equipe interprofissional merece ênfase e se concentra na gestão de erro humano e redução de riscos ao ambiente para mitigação de falhas na área da saúde. Objetivos: Construir e validar instrumento para avaliar o conhecimento de profissionais de saúde intensivistas sobre parada cardiopulmonar intra-hospitalar direcionada ao paciente com COVID-19 e avaliar a efetividade de uma capacitação híbrida (teoria expositiva combinada a treino prático de habilidades com uso de simulador de média fidelidade) na aprendizagem sobre parada cardiopulmonar no paciente crítico com COVID-19. Método: Trata-se de um estudo multimétodo, trifásico, constituído de estudo metodológico de validação de material didático do tipo instrumento de avaliação de conhecimento de profissionais de saúde intensivistas sobre parada cardiopulmonar intra-hospitalar, estudo transversal para avaliação do conhecimento sobre manejo de pacientes em parada cardiopulmonar intra-hospitalar e estudo quase-experimental em que a intervenção foi capacitação híbrida com expositiva associada a treino de habilidades com simuladores de paciente de média fidelidade desenvolvido em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto de um Hospital Público terciário de ensino do Distrito Federal. Foi realizado análise descritiva e inferencial. Resultados: No estudo metodológico o instrumento de avaliação de conhecimento mostrou no domínio “Competência Afetiva”, “Competência cognitiva” e “Competência psicomotora” que o IVC de todos os itens variou de 90% a 100% com p>0,05 indicando concordância com o item superior ou igual a 80%. No estudo transversal do total de 115 profissionais, 80,9% informaram participação em cursos de suporte básico (SBV) e avançado de vida (SAV) em cardiologia.. O conhecimento tácito e explícito sobre suporte básico de vida (SBV) mostrou-se superior quando comparado ao suporte avançado de vida (SAV) (68,8% vs 59,1%), ainda que de forma global o conhecimento sobre o atendimento de parada cardiopulmonar (SBV e SAV) tenha sido referido por mais de 59% dos profissionais. No quase experimento observou-se uma progressiva melhora do conhecimento do período pré-capacitação híbrida para o pós-capacitação em todas as questões avaliadas. Conclusão: A validação do instrumento de conhecimento foi realizada com êxito por juízes especialistas. O conhecimento interprofissional em suporte básico de vida mostrou-se superior ao suporte avançado de vida em cardiologia, ainda que no contexto geral tenha sido identificado como satisfatório. Estratégias educativas como capacitação híbrida mostrou-se efetiva na melhoria do conhecimento sobre manejo do paciente em parada cardiopulmonar em ambiente intensivo.”