EMPATIA NA RELAÇÃO ENFERMEIRO-PACIENTE UMA REVISÃO DE ESCOPO
“Empatia; Enfermeiras e Enfermeiros; Relações Enfermeiro-Paciente; Revisão de Escopo.”
Introdução: Pesquisas sugerem que a empatia melhora os resultados clínicos e facilita uma comunicação mais eficiente entre os profissionais de saúde e o paciente, além de diminuir o estresse dos profissionais e reforçar a eficácia e a humanização do atendimento prestado. Objetivo: Mapear o conteúdo sobre empatia na relação enfermeiro-paciente. Métodos: Revisão de escopo, que seguiu as diretrizes do Instituto Joanna Briggs e do PRISMA Extension for Scoping Reviews. Envolveu a busca em seis bases de dados e uma biblioteca eletrônica. Foram incluídos artigos dos últimos 10 anos, em inglês, espanhol ou português, e excluídos editoriais, revisões integrativas e de escopo e protocolos de pesquisas. Resultados: De 3.998 registros iniciais, 99 artigos foram selecionados para análise. O conteúdo dos manuscritos foi agrupado em seis classes: conceito de empatia e aspectos fundamentais do cuidado empático, fatores facilitadores e dificultadores da prática empática, como desenvolver habilidades empáticas, ferramentas para avaliação da empatia, impactos da empatia para o profissional enfermeiro e efeitos da empatia para o paciente. Conclusões: A pesquisa revelou que a empatia é fundamental para que os enfermeiros pratiquem o cuidado centrado no paciente e contribui para resultados mais eficazes no atendimento à saúde, fornecendo um equilíbrio crucial entre habilidades cognitivas e emocionais no cuidado clínico. Identificou-se que, embora ambientes favoráveis e educação contínua reforcem a empatia, desafios como estresse ocupacional e nível de envolvimento emocional podem representar barreiras significativas ao seu exercício. Nesse contexto, a implementação de treinamentos inovadores e o uso de ferramentas de avaliação são estratégias úteis para fomentar o aprimoramento da empatia.