Banca de DEFESA: Lyvia Mota da Silva

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Lyvia Mota da Silva
DATA : 28/07/2022
HORA: 09:00
LOCAL: http://fs.unb.br/component/agenda/agendas
TÍTULO:

INFECÇÃO DA CORRENTE SANGUÍNEA RELACIONADA AO CATETER CENTRAL DE INSERÇÃO PERIFÉRICA EM NEONATO CRÍTICO: ESTUDO MULTIMÉTODO.


PALAVRAS-CHAVES:

“Cuidados de enfermagem; Infecção hospitalar; Neonatologia; Unidades de terapia intensiva neonatal; Infecções relacionadas a cateter”


PÁGINAS: 1000
RESUMO:

“Introdução: O cateter central de inserção periférica é amplamente utilizado em neonatos críticos. A adesão às práticas de controle e prevenção de infecções é uma importante estratégia para redução das taxas de infecção primária da corrente sanguínea em unidades de terapia intensiva neonatal. Objetivo: Estudo descritivo - Descrever as práticas de prevenção e controle de infecção primária da corrente sanguínea realizadas pela equipe de enfermagem da unidade de terapia intensiva neonatal. Estudo coorte retrospectiva - Investigar a infecção primária da corrente sanguínea associada ao cateter central de inserção periférica em unidades de terapia intensiva neonatal a partir dos indicadores de estrutura, de processo e de resultados. Método: Trata-se de um estudo multimétodo com abordagem sequencial de estudos quantitativos: (1) estudo descritivo - os participantes do estudo foram os profissionais de enfermagem e os neonatos que utilizam o cateter no período de internação. Os dados dos profissionais foram coletados por meio do preenchimento de um questionário via remota e para indicador de estrutura, por meio assíncrono em canais de comunicação com a gestão da unidade; (2) estudo coorte retrospectiva - os dados dos neonatos foram coletados em prontuário utilizando um instrumento estruturado. A análise estatística foi descritiva e inferencial e considerou o valor-p > 0,050. Os dados foram tabulados em planilha excel e exportados para o R (versão 4.0.2) para a realização da análise estatística. Resultado: Participaram do estudo descritivo 30 profissionais de enfermagem, que demonstraram em sua maioria conhecimento em concordância com as recomendações acima de 80% em suas respostas. Foram inclusos no estudo coorte retrospectiva 100 neonatos. A incidência de infecção primária da corrente sanguínea foi de 14%, com associações significativas com os registros das práticas de enfermagem e de características do neonato. Conclusão: Apesar do conhecimento sobre as práticas de prevenção e controle referidas pelos profissionais estarem em concordância com as recomendações em sua maioria, percebeu-se que as práticas registradas demonstraram um importante fator para ocorrência de infecção.”



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2263281 - PAULA REGINA DE SOUZA HERMANN
Interna - 1886044 - MARCIA CRISTINA DA SILVA MAGRO
Externa ao Programa - 2000722 - MICHELLE ZAMPIERI IPOLITO
Externa à Instituição - DENISE DE ANDRADE - EERP/USP
Notícia cadastrada em: 18/07/2022 11:20
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app30_Prod.sigaa24