Banca de DEFESA: Rawany Teixeira Carvalho

DISCENTE : Rawany Teixeira Carvalho
DATA : 27/02/2023
LOCAL: Plataforma teams

"RELAÇÃO ENFERMEIRO-PACIENTE: O RESPEITO ÀS ESCOLHAS DO DOENTE"

"Relações Enfermeiro-Paciente; Autonomia Pessoal; Tomada de Decisões; Ética Clínica; Bioética"

"Introdução: A relação entre enfermeiro e paciente ainda é majoritariamente paternalista. Nesse contexto, ocorre o comprometimento da autonomia do doente frente à tomada de decisão quanto ao corpo e à saúde.Objetivo:Analisar a relação enfermeiro-paciente, as implicações na prática clínica, na qualidade da assistência prestada e na capacidade de tomada de decisão de doentes de uma unidade clínica de um hospital da rede pública de saúde do Distrito Federal. Método:Foi realizada uma pesquisa qualitativa e documental. Por meio de entrevistas com enfermeiros e de coleta de informações em prontuário clínico.Resultado:Nas entrevistas, a maioria dos enfermeiros referiram que as decisões dos pacientes eram respeitadas por eles enquanto profissionais, já os registros de enfermagem, evidenciou-se somente informações sobre demandas clínicas e a descrição sucinta dos procedimentos realizados. Poucos registros salientaram a questão da orientação do paciente e da família pelo enfermeiro, praticamente não foram abordados o processode consentimento informado e o direito de escolher.Conclusão:As evidências encontradas neste estudo apontaram queos enfermeiros, embora tivessem uma atitude respeitosa, não desenvolveram uma ação de respeito à autonomia do paciente. Não respeitaram os direitos do paciente na medida que não os capacitaram para agir autonomamente, ocasionando um cuidado de enfermagem pouco ético e humano."

Externa à Instituição - SORAIA DORNELLES SCHOELLER - UFSC
Presidente - 1648119 - LUCIANA NEVES DA SILVA BAMPI
Interna - 396919 - MOEMA DA SILVA BORGES
Interna - 2205302 - THATIANNY TANFERRI DE BRITO PARANAGUA