Banca de DEFESA: KANANDA KARLA ANDRADE FREITAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KANANDA KARLA ANDRADE FREITAS
DATA : 09/06/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Plataforma Teams
TÍTULO:

"Análise de dados relacionados a inserção e manejo do Cateter Central de Inserção Periférica em recém-nascidos: um estudo retrospectivo"


PALAVRAS-CHAVES:

"Recém-Nascido; Enfermagem neonatal; Cateterismo Periférico; Cateterismo Venoso Central."


PÁGINAS: 100
RESUMO:

"Objetivo: analisar os dados sobre inserção e manejo do cateter central de inserção periférica (PICC)inseridos em recém-nascidos de alto risco internados em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN).Método:trata-se de estudo documental e retrospectivo, em que foram incluídas 333 inserções de PICC em 204 recém-nascidos de alto risco internados em uma UTIN referência do Distrito Federal, Brasil, durante o ano 2022. Os dados foram coletados a partir de formulário padronizado na instituição pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e complementados com consulta ao prontuário eletrônico do paciente. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa e aprovada em 2022.A organização dos dados foi realizada por meio de tabelas, utilizando- se o programaExcel® 2016 e a análise estatística foi realizada através do Programa R® 4.2. Para as variáveis quantitativas, utilizou-se média e desvio-padrão; para as variáveis qualitativas, utilizou-se distribuição das frequências; para análise das associações entre variáveis foram utilizados os testes de Kruskal-Wallis, correlação de Spearman, Qui-quadrado e Mann-Whitney. Resultados: a amostra teve discreta predominância do sexo feminino, os pacientes eram majoritariamente prematuros e com peso adequado para a idade gestacional ao nascimento. A média de punções foi 2,44 (±1,68). O tempo médio de permanência foi 10,65 (±7,13 dias). Os pacientes mais velhos foram submetidos a mais tentativas de punções, bem como os de maior peso na inserção. Os cateteres centrais tiveram maior tempo de permanência e menos complicações. As complicações mais prevalentes foram infecção, obstrução e infiltração e algumas delas ocasionaram na retirada não eletiva do dispositivo. Conclusão:os dados são compatíveis com a literatura atual e demonstram a importância de treinamento adequado da equipe de enfermagem para a inserção e manejo do dispositivo."


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 1792478 - CASANDRA GENOVEVA ROSALES MARTINS PONCE DE LEON
Externo à Instituição - GUILHERME DA COSTA BRASIL - UDF
Presidente - 1528100 - LAIANE MEDEIROS RIBEIRO
Externa à Instituição - MANUELA COSTA MELO - ESCS
Notícia cadastrada em: 09/05/2023 10:39
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app11_Prod.sigaa05