Banca de DEFESA: Elizabete Oliveira Lara

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Elizabete Oliveira Lara
DATA : 23/05/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Plataforma ZOOM
TÍTULO:

"Alimentos potencialmente irritantes vesicais e seu impacto causado pelo consumo em pessoas com sintomas de trato urinário inferior: revisão de escopo."


PALAVRAS-CHAVES:

"Urgência urinária; Incontinência urinária; Sintomas de trato urinário inferior"


PÁGINAS: 100
RESUMO:

"Os Sintomas de Trato Urinário Inferior (STUI) são caracterizados pela modificação da dinâmica vesical seja na fase de enchimento quanto de eliminação urinária. Esses STUI, incluindo urgência urinária, frequência miccional e incômodo relacionado, com ou sem incontinência, se faz presente na vida de muitas pessoas. Existe um consenso geral entre os profissionais de saúde, e algumas comunidades, que é indicado a redução do consumo de alguns alimentos considerados potencialmente irritantes vesicais da dieta de pessoas que possuem STUI, como café, chá, álcool, bebidas carbonatadas e adoçantes. Esses são divididos em quatro categorias, sendo elas: cafeinados (cafés e chás), cítricos (frutas e bebidas à base de frutas cítricas), carbonatados (bebidas gaseificadas) e achocolatados (chocolates). Portanto surge o seguinte questionamento: “Quais são os alimentos potencialmente irritantes vesicais e os impactos causados pelo seu consumo em pessoas com sintomas de trato urinário inferior (STUI)?”. Para a metodologia foram criadas duas estratégias de busca, utilizando o PCC, direcionadas para o público no geral e a segunda estratégia de busca para o público pediátrico. As buscas de artigos foram realizadas em grandes bases de dados, como a CINAHL, PUBMED, Cochrane Central, LILACS, SCOPUS, Web Of Science e na literatura cinzenta: SCI-HUB. Dois revisores foram responsáveis de realizar a estratificação dos artigos e a leitura na íntegra. Foram encontrados 1657 artigos. Após a leitura prévia dos resumos foram selecionados 31 artigos para serem lidos na íntegra e a amostra final foi composta por 23 artigos. Obteve-se como resultados que a cafeína aparece na literatura como um alimento potencialmente irritante vesical, influenciada pela quantidade de doses diárias ingeridas e a concentração, já os outros alimentos potencialmente irritantes vesicais não foram achados artigos que forneçam embasamento científico. Esse estudo abre caminhos para a necessidade de novos estudos, para se chegar à conclusão de quais são os alimentos que são potencialmente irritantes vesicais e quais as interferências deles na bexiga urinária."


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2862595 - ALINE OLIVEIRA SILVEIRA
Presidente - 1848532 - CHRISTIANE INOCENCIO VASQUES
Externa à Instituição - CRISTIANE FEITOSA SALVIANO - HCB
Externa à Instituição - GISELA MARIA ASSIS - PUCPR
Notícia cadastrada em: 17/05/2023 18:08
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app40_Prod.sigaa34