Banca de DEFESA: Ludmylla de Oliveira Beleza

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Ludmylla de Oliveira Beleza
DATA : 21/07/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma Teams
TÍTULO:

“Efetividade das técnicas de inserção de cateter central de inserção periférica em recém-nascidos: revisão sistemática e metanálise”


PALAVRAS-CHAVES:

“Recém-Nascido; Cateterismo Periférico; Cateteres Venosos Centrais; Falha de Tratamento; Enfermagem Neonatal; Unidades de Terapia Intensiva Neonatal.”


PÁGINAS: 100
RESUMO:

“Introdução: O cateter central de inserção periférica (PICC) é amplamente utilizado em recémnascidos por possuir diversas vantagens quando comparado aos outros dispositivos de acesso vascular central e cateteres curtos de inserção periférica. Contudo, várias complicações estão relacionadas ao uso do PICC que podem ocorrer desde a sua inserção, perpassando pelo período de permanência e, até mesmo, após sua retirada. Segundo a Infusion Nursing Society (2021), as complicações que podem estar relacionadas à inserção são: punção arterial inadvertida, arritmias cardíacas, lesão de nervos, embolia aérea, mal posicionamento do dispositivo de acesso venoso central, trombose venosa profunda, infecção, flebite, infiltração/extravasamento e ruptura de cateter. Objetivo: Analisar a efetividade das técnicas de inserção do cateter central de inserção periférica na prevenção da ocorrência de complicações relacionadas ao cateter em recém-nascidos. Método: Revisão sistemática da literatura e metanálise de intervenção e em rede, cuja busca foi realizada em sete bases de dados e na literatura cinzenta, com inclusão de ensaios clínicos controlados aleatorizados e não aleatorizados que descrevessem e comparassem as técnicas de inserção do PICC e as complicações associadas. O risco de viés foi avaliado pelas ferramentas da Cochrane e a certeza da evidência pelo Grades of Recommendations Assessment, Development and Evaluation. A metanálise foi realizada por meio do programa estatístico R. O processo de seleção de artigos e de coleta de dados, o risco de viés e a certeza da evidência foram realizados por dois revisores, de forma independente. Resultados: Oito estudos com total de 1126 recém-nascidos foram incluídos e seis técnicas de inserção identificadas. Com exceção da punção guiada por marcos de referência anatômicos, todas as técnicas reduziram significativamente o mal posicionamento primário da ponta de dispositivo de acesso vascular central. O eletrocardiograma intracavitário diminuiu as arritmias, as complicações gerais e a flebite de forma significativa e mais efetiva e a técnica que utilizou uma fórmula como forma de predizer o tamanho do cateter a ser inserido também reduziu as complicações gerais. A infecção, a infiltração, o mal posicionamento secundário da ponta, a ruptura do cateter, a trombose, a oclusão e a lesão de pele associada ao cateter não foram prevenidas a depender da técnica de inserção. Conclusão: O eletrocardiograma intracavitário e o uso da fórmula foram as técnicas mais efetivas na redução de determinadas complicações. Como o PICC é essencial para os recém-nascidos internados, mais estratégias, técnicas e tecnologias devem ser investigadas no sentido de atenuar as complicações relacionadas à este cateter na população neonatal.”


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - AMANDA SALLES MARGATHO DO NASCIMENTO - EERP/USP
Externa ao Programa - 1792478 - CASANDRA GENOVEVA ROSALES MARTINS PONCE DE LEON
Presidente - 1528100 - LAIANE MEDEIROS RIBEIRO
Externa ao Programa - 1997697 - PRISCILLA ROBERTA SILVA ROCHA
Externa à Instituição - RENATA CRISTINA DE CAMPOS PEREIRA SILVEIRA - EERP/USP
Notícia cadastrada em: 19/06/2023 13:29
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app12_Prod.sigaa06