Tecnologia Mobile sobre Procedimentos Operacionais Padrão da Assistência de Enfermagem: usabilidade heurística e design participativo
“Avaliação de Tecnologias em Saúde; Estudos de Validação; Segurança do Paciente; Assistência de Enfermagem; Tecnologias Cuidativo-Educacionais; Saúde Digital.”
“ Introdução: O Procedimento Operacional Padrão é uma tecnologia crucial para a padronização e segurança na assistência de Enfermagem. No entanto, sua divulgação e, sobretudo, sua atualização regular enfrentam barreiras significativas, como a dificuldade de reunir profissionais e a desatualização dos documentos, o que pode comprometer a qualidade do cuidado e a segurança do paciente. A carência de um modelo teórico que oriente o processo de atualização dos procedimentos operacionais padrão na literatura, associada às limitações dos formatos impresso e digital estático, justificam o desenvolvimento de tecnologias inovadoras que mediem de forma eficaz e interativa esses processos. Objetivo: Desenvolver uma tecnologia cuidativo-educacional, em formato de aplicativo móvel, para mediar a divulgação e a atualização de Procedimentos Operacionais Padrão da assistência de enfermagem. Objetivos específicos incluíram realizar a avaliação heurística de usabilidade do aplicativo e criar um modelo sistematizado de atualização dos procedimentos operacionais padrão por meio do Design Participativo. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa metodológica, desenvolvida em duas etapas. A Etapa I consistiu na avaliação heurística de usabilidade da versão alpha do aplicativo, conduzida por três especialistas em tecnologia com base nas 10 heurísticas de Nielsen. A Etapa II empregou a técnica de workshop de co-criação, fundamentada no Design Participativo, com quatro enfermeiras especialistas em segurança do paciente, com o intuito de elaborar um diagrama que representasse um modelo sistematizado para a atualização de procedimentos operacionais padrão, suprindo uma lacuna identificada na literatura. Resultados e Discussões: Na Etapa I, a avaliação heurística identificou quatorze problemas de usabilidade, que foram categorizados por gravidade e corrigidos, resultando na versão beta do aplicativo. Os especialistas também sugeriram um novo nome para a tecnologia. Na Etapa II, o workshop co-criativo gerou um modelo diagramático que detalha as fases do ciclo de atualização dos procedimentos operacionais padrão já institucionalizados, validado pelas especialistas. Os resultados demonstram que as tecnologias desenvolvidas se aliam a um referencial teórico-metodológico robusto, potencializando sua aplicação a realidade, promovendo uma atualização contínua e baseada em evidências. Conclusão: O estudo atingiu seu objetivo ao desenvolver uma tecnologia móvel com evidências de usabilidade e um modelo inédito para a atualização de procedimentos operacionais padrão. Reconhece-se como limitações a necessidade de futuras avaliações, incluindo testes de layout, aparência e, principalmente, a avaliação pelo públicoalvo em contexto real, o que configura um novo projeto de continuidade. A natureza dos aplicativos móveis é de constante evolução, demandando melhorias contínuas. Por fim, ressalta-se que a digitalização do cuidado não elimina sua complexidade inerente, mas a reorganiza, exigindo dos profissionais competências digitais, de letramento e uma postura ética para equilibrar os benefícios da tecnologia com uma assistência essencialmente humanizada.