Banca de DEFESA: CASANDRA GENOVEVA ROSALES MARTINS PONCE DE LEON

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CASANDRA GENOVEVA ROSALES MARTINS PONCE DE LEON
DATA : 28/07/2022
LOCAL: Plataforma teams

PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE A EXPERIÊNCIA DA SIMULAÇÃO CLÍNICA NO ENSINO DE ENFERMAGEM MATERNO-INFANTIL: inter-relação entre as emoções e aprendizagem.

“Educação em Enfermagem, Simulação, Ensino Superior, Aprendizagem, Percepção, Pesquisa em Avaliação de Enfermagem.”

“Objetivo: Avaliar a percepção dos estudantes de enfermagem sobre a experiência com a simulação clínica materno-infantil no curso de enfermagem. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo de desenho misto, realizado entre junho e julho de 2019. Este estudo integra um projeto maior intitulado “Simulação realística como estratégia de ensino na enfermagem materno-infantil”, realizado em uma Universidade na região Centro-Oeste brasileira. Foi utilizada a técnica de Grupo Focal, com 28 estudantes de Enfermagem, distribuídos aleatoriamente em três grupos, com análise dos dados qualitativa (técnica de Bardin e software IraMuTeq) e quantitativa (Inteligência Artificial), para a análise das emoções através das expressões faciais, tom de voz e descrição das falas. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o parecer 3.754.833 e CAAE 55504716.7.0000.0030. Resultados: Definiram-se duas Classes: 1ª) A experiência avaliativa da Simulação materno-infantil está associada com estudar, praticar e estar preparado para sentir que foi bem na prova; Classe 2 – Debriefing: dar certo ou errado está associado com a comunicação, que envolve, olhar, perguntar e deixar falar. As classes revelam os sentimentos e percepção que os acadêmicos obtiveram com a simulação materno-infantil, que envolveu emoções como: “nervosismo”, “estresse”, “ansiedade”, “frustração”, “insegurança” e “medo”. A análise de Similitude e a nuvem de palavras revelam o estudante como protagonista do processo de ensino-aprendizagem. Na Inteligência Artificial, a distribuição emocional entre face, voz e fala revelou prevalência da valência negativa; médio-alto grau de passividade; médio poder de controle da situação e médio-alto grau de obstrução na realização da tarefa. Conclusão: Este estudo revelou oscilação entre emoções positivas e negativas e aponta para a importância de reconhecê-las no processo de ensino-aprendizagem na simulação materno-infantil para que haja a promoção de uma experiência de aprendizagem significativa.”

Externa à Instituição - VERÔNICA RITA DIAS COUTINHO
Interna - 2862595 - ALINE OLIVEIRA SILVEIRA
Presidente - 1528100 - LAIANE MEDEIROS RIBEIRO
Externa à Instituição - NATALIA DEL ANGELO AREDES - UFG