Banca de DEFESA: Rafaelly Stavale

DISCENTE : Rafaelly Stavale
DATA : 30/08/2022
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/events/mestrado-em-enfermagem-rafaelly-stavale

Integridade científica e Covid19: análise e compreensão das retratações de artigos científicos em diferentes cenários.

"Integridade de pesquisa; má conduta científica; retratação de publicações, ciências da saúde; bioética."

"Embora a má conduta em pesquisa seja responsável pela maior parte das retratações em saúde e ciências da vida de autores afiliados a instituições brasileiras, há poucos estudos avaliandoas retrataçõese má conduta em pesquisa no país. A compreensão da forma de má conduta em pesquisa pode compartilhar luz sobre pontos fracos e pontos fortes de fatores individuais, organizacionais e estruturais para a implementação da cultura de integridade em pesquisa. Esta dissertação é composta por uma revisão sistemática registrada no PROSPERO de publicações retraídas em saúde e ciências da vida seguida de uma revisão de políticase uma revisão sistemática de artigos retratados sobre a COVID-19. A revisão de políticas e práticas visa acessar as informações disponíveis de escritórios de integridade em pesquisa e diretrizes de instituições de financiamento e universidades brasileiras
envolvidas com publicações retraídas em saúde e ciências da vida com base em uma revisão sistemática publicada anteriormente. Além disso, resumimos as diretrizes e políticas disponíveis para a integridade da pesquisa no país. Procuramos diretrizes e escritórios disponíveis publicamente para integridade de pesquisa. Quinze instituições foram analisadas: cinco agências de fomento e dez universidades. Quarenta por cento das agências de fomento promoveram a pesquisa localmente e 60% promoverama pesquisa nacionalmente. Considerando as agências de fomento com atuação nacional, 66% possuíam comissão de integridade em pesquisa. Trinta por cento das universidades não têm um escritório oficial de integridade de pesquisa ou quaisquer diretrizes publicamente disponíveis. A maioria das instituições teve retratações devido a alguma forma de má conduta de pesquisa. As instituições do Brasil envolvidas com publicações retratadas carecem de instrumentos para prevenir, fiscalizar e sancionar má conduta em pesquisa. As instituições do país possuem pedaços do que deveria ser um sistema para promover e sustentar práticas de integridade em pesquisa. Apesar disso, há um movimento positivo de pesquisadores engajados na investigação da integridade da pesquisa, na criação de políticas e na formação. Este estudo enfatiza a crescente influência da colaboração e produção científica do Brasil globalmente, bem como o impacto das retratações nas ciências médicas. Em contraste, aborda a necessidade de políticas claras de integridade de pesquisa para promover pesquisas confiáveise de alta qualidade."

Presidente - 404501 - DIRCE BELLEZI GUILHEM
Externo à Instituição - ROBERTO CAÑETE VILAFRANCA
Externa à Instituição - JANAÍNA SALLAS - MS
Externa à Instituição - MARIA DO SOCORRO NANTUA EVANGELISTA