Banca de DEFESA: THAIS MARTINS GOMES DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THAIS MARTINS GOMES DE OLIVEIRA
DATA : 30/11/2022
LOCAL: Webconferência EAD UnB

"Intervenções de Enfermagem em Pacientes com Câncer Submetidos à Cirurgia para Retirada de Órgão à Luz da Incerteza – Ensaio Clínico Aleatorizado"

"Enfermagem Oncológica; Teorias de Enfermagem; Incerteza; Oncologia Cirúrgica; Filme e Vídeo Educativo; Materiais Didáticos"

“Introdução: O processo de adoecimento por câncer, inclui a despersonalização do indivíduo, quando não mantem a independência de seu próprio corpo, dissociação do seu ser integral para o ser portador da doença, privação, inclusão da nova rotina de tratamento e reorganização da vida em torno da enfermidade e tratamento. A cirurgia é um tratamento que gera no paciente pré-cirúrgico sentimentos negativos e piora da qualidade de vida, apoiados na forma de pensar de cada indivíduo. Em meio a essa notícia do diagnostico por câncer e tratamento cirúrgico, pode surgir o estado da incerteza. Os pacientes cirúrgicos de retirada de órgão, convivem com níveis altos de incerteza. Estudos demonstram efeitos das intervenções de enfermagem em pacientes oncológicos e afirmam os benefícios das ações em prol do gerenciamento da incerteza nesse grupo. Objetivo: Analisar os efeitos das intervenções de enfermagem no manejo da incerteza em pacientes cirúrgicos com câncer para a retirada de órgão. Método: Estudo experimental do tipo ensaio clínico, aleatorizado-controlado, cego e monocêntrico. Foram incluídos 60 pacientes cirúrgicos de retirada de órgão, com câncer, com idade superior a 18 anos, de ambos os sexos, internados na clínica cirúrgica em período pré-operatório, independente do tipo e do estadiamento do câncer, que forem convocados para o procedimento cirúrgico eletivo de retirada total ou parcial de órgãos, através da lista de regulação de um hospital universitário. As intervenções foram: um infográfico impresso e vídeo educativo aplicados 1 vez no período pré-operatório. Resultados: pacientes com câncer submetidos à retirada de órgão, após receberem a intervenção de orientação com material educativo, apresentam menor nível de incerteza, quando comparados ao grupo que não recebeu a intervenção. Os acompanhantes apresentaram escore médio total de 82 pontos para incerteza.

Conclusão: A intervenção foi relevante para as condições analisadas nesta pesquisa, especialmente, pela incerteza ter apresentado menores pontuações no grupo intervenção. As implicações para enfermagem vislumbram que o uso de intervenções, apoiadas em materiais educativos, possa auxiliar a redução da incerteza na doença. Os enfermeiros são valiosos provedores em saúde que influenciam no esquema cognitivo dos pacientes com câncer, auxiliando-os a adotar novas perspectivas e adaptação, através da familiarização com o evento cirúrgico e a doença.”

Externa ao Programa - 528342 - ANA LUCIA DA SILVA
Presidente - 404917 - CRISTINE ALVES COSTA DE JESUS
Interna - 6465794 - DIANA LUCIA MOURA PINHO
Externa à Instituição - POLYANNE APARECIDA ALVES MOITA - COREN-DF