Banca de QUALIFICAÇÃO: Euni de Oliveira Cavalcanti

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Euni de Oliveira Cavalcanti
DATA : 10/02/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de reunião 3, Faculdade de Ciências da Saúde
TÍTULO:

"VALIDAÇÃO DE MATERIAL EDUCATIVO PARA AMPLIAÇÃO DO LETRAMENTO EM SAÚDE DE USUÁRIOS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA"


PALAVRAS-CHAVES:

"Letramento em Saúde, Estudo de Validação, Cuidados de Enfermagem, Enfermagem, Segurança do paciente."


PÁGINAS: 100
RESUMO:

"Introdução: Letramento em Saúde (LS) refere-se às características pessoais e recursos sociais necessários para que indivíduos e comunidades acessem, compreendam, avaliem e usem informações e serviços para tomar decisões sobre saúde. No contexto da atenção primária o estudo sobre letramento em saúde se torna oportuno por oferecer subsídios para ampliar a capacidade do usuário para a tomada de decisão, e a sua autonomia para a adoção de comportamentos saudáveis, tornando a assistência mais resolutiva e o paciente corresponsável pelo cuidado. Na perspectiva de aumentar o nível de letramento em saúde da população e impactar o seu envolvimento no cuidado de forma a colaborar com a segurança do processo assistencial, intervenções têm sido implementadas, com destaque ao desenvolvimento de materiais educativos. Objetivo geral: Construir e validar material educativo para a melhoria do letramento em saúde de pacientes adultos atendidos em unidades de atenção primária. Objetivos específicos: Descrever características sociodemográficas de pacientes adultos atendidos em uma unidade de saúde da atenção primária; Identificar o nível de letramento em saúde da população atendida pela unidade de saúde e sua relação com as características sociodemográficas e nível de satisfação com o serviço; Desenvolver material educativo para a melhoria do letramento em saúde; Validar material educativo quanto à validade de conteúdo e aparência. Método: O desenvolvimento do estudo compõe duas etapas. A primeira etapa consistiu em um estudo transversal, de cunho prospectivo realizado com pacientes atendidos em uma unidade básica de saúde da Região Administrativa de Santa Maria, entre os meses de maio a agosto de 2022. Os dados foram coletados por meio de entrevista, individual, utilizando instrumento para investigação de dados sociodemográficos e de saúde dos pacientes e o Health Literacy Questionnaire (HLQ), instrumento validado para uso no Brasil e que identifica potencialidades e limitações específicas em letramento em saúde das pessoas e comunidades. A segunda etapa trata-se de um estudo metodológico, que será conduzido conforme o referencial de Echer (2005) para a construção de material educativo com a finalidade de ampliar o letramento em saúde da população. Nesta etapa serão percorridas cinco fases: levantamento bibliográfico, diagnóstico situacional com o público-alvo, construção da cartilha, validação do material educativo por juízes e legitimação e avaliação do material educativo pelo público-alvo. Os dados obtidos até o momento foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial. Projeto aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), seguindo a Resolução 466/2012, sob o número do CAAE: 54245221.0.0000.0030. Resultados parciais: O perfil sociodemográfico dos 386 pacientes que participaram do estudo revelou que 76% eram do sexo feminino, 65% têm companheiro fixo, 56% têm o Ensino médio como maior escolaridade e 86% não têm plano de saúde. Sobre os dados de satisfação, 38% dos pacientes descreveram a sua própria saúde como boa, 74% têm diagnóstico de alguma doença crônica, 26% relatam ter Hipertensão Arterial. Foram identificados baixos níveis de letramento em saúde nos domínios “Sentindo-se compreendido e apoiado pelos prestadores de cuidados de saúde” com média de 2,36 e “Navegando pelo sistema de saúde”; com média de 2,98. Evidenciou-se valor significativo na associação entre escolaridade (nível fundamental) e o domínio “ Apoio social à saúde”,
“Avaliação das informações de saúde”, “Capacidade de encontrar boas informações de saúde” e “Entenda bem as informações de saúde para saber o que fazer”. Considerações preliminares: A primeira fase do estudo apontou fatores que podem ser trabalhados na população estudada, a fim de ampliar o nível de letramento em saúde, na perspectiva de aumentar a autonomia do paciente e sua corresponsabilização para um cuidado primário contínuo, resolutivo e seguro."


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - CARLA DE PAULA BERNARDES - MS
Interna - 404501 - DIRCE BELLEZI GUILHEM
Interna - 1065067 - KATARINNE LIMA MORAES
Presidente - 2205302 - THATIANNY TANFERRI DE BRITO PARANAGUA
Notícia cadastrada em: 24/01/2023 14:12
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