Banca de DEFESA: Janaina Barbosa da Silva

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Janaina Barbosa da Silva
DATA : 24/07/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Teams
TÍTULO:

“Avaliação de Risco de Lesão por Pressão em Indivíduos com Lesão Medular na Reabilitação Neurológica: elaboração e validação de escala”


PALAVRAS-CHAVES:

“Segurança do Paciente; Lesões da Medula Espinal; Lesão por Pressão; Estudos de Validação; Avaliação de Risco; Reabilitação Neurológica.”


PÁGINAS: 100
RESUMO:

“Introdução: As lesões por pressão constituem grave complicação que podem acometer indivíduos com lesão medular. Para avaliar o risco de lesão por pressão, diversas escalas têm sido utilizadas, como as de Braden, Norton e Waterlow. A escala SCIPUS (Spinal Cord Injury Pressure Ulcer Scale) foi elaborada para indivíduos com lesão medular, entretanto, estudos demonstram que tanto a escala SCIPUS como as demais não são capazes de predizer o risco de lesão por pressão nestes indivíduos durante a reabilitação, representando assim, lacuna no conhecimento sobre o tema em tela. Objetivo: Elaborar escala de avaliação de risco de lesão por pressão em indivíduos com lesão medular para uso na reabilitação neurológica. Validar o instrumento construído, aplicando-se validação de face e conteúdo, análise semântica, validação de construto, análise de confiabilidade e validade de critério preditivo. Métodos: Trata-se de estudo metodológico, desenvolvido com base em modelo psicométrico para elaboração de escalas, realizado em três etapas: teórica, experimentais ou empíricas e analítica. Na etapa teórica, os itens foram elaborados e validados quanto à face e conteúdo a partir da avaliação de juízes, e o nível concordância entre os especialistas foi obtido através do índice de validação de conteúdo (IVC). Posteriormente, o instrumento foi analisado semanticamente de forma qualitativa e quantitativa. A etapa de procedimentos empíricos teve como objetivo realizar a validação das propriedades psicométricas do instrumento. Para validação de construto, utilizou-se a escala de Mokken. Nas análises de confiabilidade, a consistência interna foi verificada através do coeficiente alfa de Cronbach, a estabilidade foi obtida a partir do coeficiente de correlação intraclasse (ICC) e para verificação da equivalência foi utilizado o índice Kappa ponderado. Para validação de critério preditiva realizou-se um estudo de coorte prospectiva com 701 participantes, e a partir das análises multivariadas foi possível verificar se o instrumento é capaz de estratificar o risco de lesão por pressão durante a
reabilitação. Os procedimentos analíticos englobaram análises estatísticas que foram realizadas de acordo com cada etapa de validação, utilizando-se os softwares R (versão 4.1.2) e IBM Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 2. O presente estudo foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisas. Resultados: A escala inicialmente foi elaborada com 10 itens e 33 subitens. Obteve-se índice de validação de conteúdo médio de 94,7% e validação de face de 96,7%. Na análise semântica, 97% dos participantes referiram que os itens são compreensíveis. Na validação de construto, a escala foi reduzida para cinco itens e 17 subitens fortemente correlacionados (H>0,5). Nas análises de confiabilidade, o instrumento apresentou boa consistência interna com alfa de Cronbach de 0,71, na análise de estabilidade o índice de correlação intraclasse foi de 0,93 (0,87<ICC<0,96 (IC= 95%)) e na análise de equivalência o índice Kappa foi de 0,97. Na etapa de validação de critério preditiva, observou-se que o instrumento apresenta sensibilidade de 83% e especificidade de 59% para estratificação do risco de lesão por pressão. Conclusão: A escala elaborada apresenta propriedades psicométricas validadas, sendo recomendada para medir o risco de lesão por pressão em indivíduos em programa de reabilitação neurológica no contexto brasileiro.”


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - LEILA BLANES - UNIFESP
Externo à Instituição - RODRIGO MAGRI FERNANDES - ESTÁCIO
Externa ao Programa - 528342 - ANA LUCIA DA SILVA - nullInterna - 2706596 - GISELE MARTINS
Presidente - 2123048 - MARIA CRISTINA SOARES RODRIGUES
Notícia cadastrada em: 04/07/2023 11:37
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app33_Prod.sigaa27