Banca de DEFESA: Maressa Aguiar de Souza Reis

DISCENTE : Maressa Aguiar de Souza Reis
DATA : 28/09/2023
LOCAL: Plataforma Teams

"Empreendedorismo no contexto da saúde no Brasil: análise de conceito sob a visão evolucionária de Rodgers"

"Empreendedorismo; Empreendedorismo em Saúde; Política de Inovação e Desenvolvimento; Análise de conceito; Pessoal de saúde."

"Introdução: O empreendedorismo é um fenômeno estudado há muitas décadas e teve origem com pensadores econômicos nos séculos XVIII e XIX. Ao longo dos anos, o termo foi se capitalizando para diferentes áreas do conhecimento, tornando-o polissêmico e multidisciplinar. No contexto da saúde, de maneira geral, o empreendedorismo tem sido compreendido na perspectiva de nicho de mercado com o viés lucrativo, enquanto proposta de soluções inovadoras para melhorar a qualidade da assistência em organizações de saúde e, ainda, com o enfoque na transformação e impacto social. Entretanto, observa-se que, eventualmente, as especificidades do sistema de saúde, bem como, da formação profissional em saúde não têm sido consideradas na aplicação do empreendedorismo no cenário de saúde nacional. Diante disso, este estudo teve como objetivo geral analisar o conceito de empreendedorismo em saúde; e identificar seus atributos, antecedentes e consequentes no contexto da saúde no Brasil, bem como, dos seus termos substitutos, conceitos relacionados e aplicações. Método: trata-se de um estudo do tipo análise de conceito, sob a visão evolucionária de Rodgers. Para identificação das fontes de evidências, realizou-se revisão de escopo, segundo a metodologia proposta pelo Instituto Joanna Briggs, nas seguintes bases de dados: National Library of Medicine, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature e Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde. Resultados: Considerando os critérios de elegibilidade, foram incluídas 20 fontes de evidências. Desse total, verificou-se que 65,0% foram publicados nos últimos 5 anos, e o delineamento qualitativo de caráter exploratório-descritivo foi o mais frequente (35,0%). Em relação ao cenário de pesquisa, houve predominância das instituições de Ensino Superior (35,0%), e a metade dos estudos ocorreu na região Sul do Brasil. Identificou-se conceitos de empreendedorismo de autoria dos próprios autores das fontes de evidência, e outros foram referenciados de estudos prévios, incluindo literatura internacional. Na análise de conceito, foram evidenciados os principais descritores referentes aos atributos, antecedentes e consequentes dos conceitos de empreendedorismo em saúde, empreendedorismo em enfermagem, empreendedorismo médico e outras três tipologias de empreendedorismo (social, de negócios/empresarial e intraempreendedorismo). Quanto aos outros aspecots da análise de conceito, dentre os 20 artigos incluídos na amostra, 17 (85,0%) apresentaram termos substitutos. Sobre os conceitos relacionados ao empreendedorismo, a maioria refere-se as características necessárias ao seu desenvolvimento. E, por fim, foi identificada uma ampla abrangência de aplicação do conceito, com destaque aos hospitais universitários. Conclusão: De maneira geral, o conceito de empreendedorismo em saúde no contexto brasileiro tem sido influenciado por diferentes pesquisadores de áreas distintas do conhecimento, incluindo literatura internacional, o que pressupõe a importância de considerar as variações socioculturais e temporais com vistas a adaptar a sua aplicação de acordo com as especificidades de cada contexto. Portanto, espera-se, a partir desses achados, incitar reflexões e discussões acerca da aplicação e incorporação do conceito de empreendedorismo e suas diferentes tipologias no contexto de saúde brasileiro; contribuindo para ampliar o seu alcance enquanto ferramenta potencializadora tanto para a profissão de saúde, quanto para o sistema de saúde."

Externa à Instituição - JOUHANNA DO CARMO MENEGAZ - UDESC
Presidente - 3040784 - ALISSON FERNANDES BOLINA
Interna - 1932672 - TANIA CRISTINA MORAIS SANTA BARBARA REHEM
Interna - 2205302 - THATIANNY TANFERRI DE BRITO PARANAGUA