Banca de DEFESA: Naira Pereira de Sousa

DISCENTE : Naira Pereira de Sousa
DATA : 01/12/2023
LOCAL: Plataforma Teams

“Análise dos fatores relacionados à variabilidade das internações por condições sensíveis à atenção primária: uma revisão de escopo”

“Atenção primária à saúde; Condições sensíveis à atenção primária; Hospitalização”

“Objetivo: Mapear sistematicamente os fatores relacionados aos cuidados primários que interferem na variabilidade das internações por condições sensíveis à atenção primária. Método: Trata-se da condução de Scoping Review conforme proposta metodológica de Joanna Briggs Institute (JBI) a qual está relatada seguindo os padrões estabelecidos pelo Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR) Checklist. Resultados: Foram identificados 2.806 artigos, sendo 186 incluídos neste estudo. Os fatores populacionais relacionados aos usuários de cuidados primários foram descritos conforme domínios de cunho biológico, clínico, comportamental e socioeconômico. Dentre os principais fatores prejudiciais que favoreceram a ocorrência de internações estão os extremos de idade, sexo masculino, etnia negra, comorbidades, dependência ou vício, vacinação incompleta, limitação nas atividades de vida diária, estado civil solteiro, baixo nível de escolaridade, ruralidade, status de imigrante e menor nível de renda. Entre os domínios dos fatores contextuais destacaram-se aqueles relacionados à equipe de saúde; ao acesso, longitudinalidade e coordenação do cuidado; cobertura da estratégia saúde da família; aspectos estruturais das unidades de saúde; às características hospitalares bem como a programas e políticas de saúde. Conclusão: O indicador de internações sensíveis deve ser utilizado para vigilância dos serviços de saúde considerando os aspectos protetores e prejudiciais dos fatores intrínsecos e subjacentes dos usuários deste nível de atenção bem como dos fatores estruturais, organizacionais e estratégicos relacionados à atenção primária em saúde”

Externa à Instituição - ANA LUIZA D'ÁVILA VIANA - USP
Externo ao Programa - 3011946 - HENRY MAIA PEIXOTO - nullPresidente - 1932672 - TANIA CRISTINA MORAIS SANTA BARBARA REHEM
Interna - 1496232 - WALTERLANIA SILVA SANTOS
Notícia cadastrada em: 07/11/2023 10:38
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app43_Prod.sigaa37