Banca de QUALIFICAÇÃO: Ester Mascarenhas Oliveira

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Ester Mascarenhas Oliveira
DATA : 30/11/2023
LOCAL: meet.google.com/bzp-qqdn-hwf

Múltiplos olhares sobre o cuidado à pessoa transgênera nos serviços de saúde da capital federal Brasileira

pessoas transgênero; serviços de saúde para pessoas trangênero; Equidade no serviço de saúde; enfermagem.

“A população transgênera é composta por travestis e transexuais, cujas vivências envolvem estigma e preconceitos. Do cenário de lutas e conquistas - mais precisamente em relação ao que foi alcançado pela população transgênera no contexto da saúde -, emergiu uma questão importante, que diz respeito ao acesso ao cuidado à saúde, como um importante dispositivo da Política Pública. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com foco na pesquisa - ação, cujo ciclo envolve observar, pensar e agir, com o objetivo de apreender sobre o acesso ao cuidado à saúde, pela população transgênera do Distrito Federal, a partir do olhar de usuárias(os) profissionais de saúde e das(os) gestoras(es). A pesquisa foi desenvolvida no Distrito Federal, no âmbito do Sistema Único de Saúde, na Unidade Básica de Saúde 01, no Ambulatório de Diversidade de Gênero do Distrito Federal e no Ambulatório de Gênero do Hospital Universitário de Brasília da Universidade de Brasília, envolvendo pessoas transgêneras, profissionais e gestores que atuavam nos referidos serviços de saúde. O número de participantes foi definido no processo de coleta de dados considerando-se os seguintes aspectos: o perfil das pessoas, acesso ao grupo e possibilidade de agenda. Desse modo, por se tratar de um estudo voltado para diferentes públicos optou-se por utilizar distintas estratégias para alcance das(os) depoentes. A coleta de dados procedeu-se a partir de dois instrumentos: um questionário sociodemográfico e um roteiro de entrevista em profundidade. O roteiro de entrevista voltado para usuárias(os) foi composto por 19 perguntas e para gestores e profissionais de saúde 9 perguntas. As informações foram coletadas em duas etapas subsequentes e interligadas: aplicação do questionário para traçar o perfil dos participantes e realização de entrevistas em profundidade. A coleta de dados se deu pela aplicação do questionário entre março a junho de 2022 com duração média 50 minutos. Os textos transcritos foram separados mediante o perfil da(o) participante, se usuária(o) ou profissional/gestor de saúde e posteriormente submetidos ao software Iramuteq alpha 2, para a etapa lexical. Após a conformação das classes pelo Iramuteq, os conteúdos temáticos foram analisados. O protocolo desta pesquisa foi avaliado e aprovado pelos Comitês de Ética em Pesquisa do Centro Universitário de Brasília - CAAE 55525622.6.0000.0023 e da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde do Governo do DF – CAAE 55525622.6.3002.5553. Foi assegurado as(aos) participantes, em todas as etapas da pesquisa, a confidencialidade e a privacidade de acordo com a Resolução 466/2012. A pesquisa contou com 30 participantes,19 pessoas transgêneras, 8 profissionais de saúde e 3 gestoras(es). Entre as(os) usuárias, 9 se autoidentificaram como mulher e 10 como homem, com idade entre 18-40 anos. A maioria (12) tinha nível superior, seguido de ensino médio (5) e dois afirmaram ter mestrado. A maioria relatou ter renda de até dois salários mínimos, (12) residiam sozinhas(os) e (12) afirmaram ser cristãs(os). Entre as(os) profissionais de saúde, 4 se autoidentificaram como mulher e 4 como homem, com idade entre 30-56 anos. Todas(os), as (os) entrevistadas(os) tem nível superior completo, sendo 2 psicólogos (as)(1 mulher e 1 homens), 2 enfermeiras, 2 médicos, 1 fonoaudióloga, e 1 farmacêutico, a maioria(5) percebiam 10 salários mínimos, (7) residiam com a família e (6)afirmaram ser cristãs(os). Entre os(as) gestores(as), 1 se autoidentificou como mulher e 2 como homem, com idade entre 36-56 anos, nível superior completo, sendo 1 enfermeira, 1 psicólogo e 1 psiquiatra, com renda de mais de 10 salários mínimos, residindo com a família(os), sendo 1 cristã(os) e 2 não responderam. A análise do conteúdo das entrevistas foi realizada por meio do software Iramuteq alpha 2 originando as árvores máximas de similitude de usuárias(as) e profissionais e gestores de saúde participantes e os dendogramas com a Classificação Hierarquica Descendente(CHD), para os mesmo grupos. O dendrograma aponta para a conexão entre elementos relacionados à gestão e ao cuidado em saúde. Observa-se que as classes 1 e 4, 5 e 6 apresentam termos da gestão, a exemplo de paciente, emergência, secretaria, hospital, reunião, médico, enfermagem, técnico, equipe, além de cirurgia, atendimento e receita. Já as classes 2, 3 apresentam questões relacionados ao cuidado em saúde a partir das palavras acolher, acolhimento, respeito, gênero, humano, identidade. Tais elementos corroboram com as palavras mais evocadas presentes na árvore de similitude e com as categorias encontradas a partir da análise dos trechos de entrevistas.

Externo à Instituição - JAIME ALONSO CARAVACA-MORERA - UCR
Externa à Instituição - HELENA MORAES CORTES - UFSC
Externa à Instituição - CARLE PORCINO - EBMSP
Presidente - 1648119 - LUCIANA NEVES DA SILVA BAMPI