Banca de DEFESA: Pedro Guilherme Feitoza Melo

DISCENTE : Pedro Guilherme Feitoza Melo
DATA : 31/03/2023
LOCAL: Sala de Reuniões do LMC - Instituto de Química

SÍNTESE DE POLI(L-ÁCIDO LÁTICO) VIA CATÁLISE METÁLICA POR PROCESSO DE POLICONDENSAÇÃO DIRETA

Ácido lático; Poliesterificação, Poli(ácido lático); Policondensação Direta; Catálise Organometálica.

Polímeros biodegradáveis sintetizados a partir de matéria prima renovável têm se tornado bastante atrativos, devido ao crescente número de descartes de materiais com elevado tempo de degradação de maneira inapropriada. Nesse aspecto, o poli(ácido lático) surge como um dos materiais mais promissores, sendo um produto baseado em matéria prima renovável, biodegradável com propriedades similares aos polímeros baseados em matéria prima fóssil, podendo assim substituí-los em diversos tipos de aplicações. O presente trabalho, tem por objetivo a síntese do poli(L-ácido lático) a partir de um processo de policondensação direta do ácido lático, avaliando os produtos obtidos no processo com a utilização de catalisadores organometálicos. As análises dos polímeros obtidos foram feitas através do índice de acidez, espectroscopia de infravermelho, viscosidade, termogravimetria (TGA) e calorimetria diferencial de varredura (DSC) e os resultados obtidos evidenciaram que houve o processo de poliesterificação dos monômeros, obtendo diferentes tipos de produtos em cada reação.

Externo ao Programa - 1948783 - FABIO MOREIRA DA SILVA
Externo ao Programa - 1951906 - JOSE JOAQUIN LINARES LEON
Externo à Instituição - MARCELO RODRIGUES DOS SANTOS - IFB
Presidente - 1214580 - PAULO ANSELMO ZIANI SUAREZ