Banca de QUALIFICAÇÃO: Lucio Paulo Lima Logrado

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Lucio Paulo Lima Logrado
DATA : 20/04/2023
LOCAL: Auditório Prof. Dr. Marçal de Oliveira Neto - Instituto de Química

ANÁLISE DO PERFIL DE EXPLOSIVOS, RESÍDUOS DE PÓS-EXPLOSÃO E SUA ESTABILIDADE POR CROMATOGRAFIA IÔNICA E QUIMIOMETRIA

PCA, Cédulas, Resíduos, Explosivos, Pólvora

A análise de explosivos e resíduos pós-explosão é uma área de grande importância na química forense e auxilia na investigação de diversos crimes relacionados ao uso de explosivos. Algumas das questões para as quais este tipo de análise pode contribuir são as seguintes: i) Houve explosão? ii) O que causou a explosão? iii) Trata-se de um laboratório de produção de explosivos? iv) É possível determinar a autoria? e v) Quais são os explosivos mais utilizados em ações criminosas no Brasil? Quais são suas possíveis origens? É possível apontar tendências? A análise de resíduos pós-explosão, em geral, envolve diversos desafios, como: i) cenários imprevisíveis, dificultando o estabelecimento de procedimentos padronizados de coleta; ii) a grande variedade de possíveis analitos com diferentes propriedades físico-químicas; iii) baixas concentrações de amostra; iv) escassez de material; v) fontes variadas de substâncias interferentes e vi) manutenção de amostras para armazenamento de longo prazo para realizar reanálises, se solicitado. Este trabalho visa contribuir para o aprimoramento da análise de resíduos pós-explosão, a partir de dificuldades reais enfrentadas na rotina deste tipo de análise no Instituto Nacional de Criminalística. Os resultados obtidos neste trabalho, bem como os métodos empregados, serão apresentados em cinco capítulos, todos em formato de artigo. O primeiro capítulo (I. Análise de explosivos e resíduos pós-explosão: uma visão geral ilustrada) refere-se a uma revisão bibliográfica abordando aspectos gerais relacionados à análise de explosivos e pós-explosão, com ilustrações de casos reais de Laudos Forenses e outras fontes, visando ilustrar cada situação apresentada, destacando as dificuldades comuns a esse tipo de análise e contextualizando o leitor para os emais capítulos. O segundo capítulo (II. Perfil da utilização do uso de explosivos em roubos a caixas eletrônicos/cofres no Brasil) refere-se a um estudo retrospectivo por meio da análise dos resultados obtidos em diferentes casos, no âmbito da Polícia Federal, envolvendo a identificação química de explosivos e/ou resíduos pós-explosão a fim de obter o primeiro perfil dos tipos de explosivos mais utilizados em ações criminosas no Brasil. Este estudo foi publicado no Journal of Forensic Sciences em 2022 (Logrado et al., 2022). O terceiro capítulo (III. Avaliação de interferentes presentes em materiais de laboratório na análise de resíduos pós-explosão (emulsão explosiva/ANFO) por cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas – GC/EM)) refere-se a um estudo com o objetivo de avaliar diversos materiais comumente utilizados em laboratório para tratamento ou armazenamento de amostras, bem como no processamento da cena do crime para coleta e transporte de evidências, buscando identificar possíveis interferentes nas análises por cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas (GC-MS) nas análises de resíduos pós-explosão de emulsão explosiva/ANFO. O quarto capítulo (IV. Avaliação de cédulas como matriz na busca de resíduos pós-explosão por cromatografia de íons) refere-se a um estudo que visa avaliar diferentes cédulas, não circulantes, circulantes e suspeitas, a fim de obter os perfis iônicos desses materiais , ampliando o conhecimento dos interferentes presentes neste tipo de matriz na análise de resíduos pós-explosão por cromatografia de íons (IC). Adicionalmente, esses dados foram submetidos à análise quimiométrica exploratória apresentando resultados promissores, indicando a possível viabilidade para o desenvolvimento de modelos de classificação. O quinto capítulo (V. Estudo de estabilidade de extratos de resíduos pós-explosão/queima de misturas explosivas do tipo combustível/oxidante) refere-se a um estudo que visa avaliar a estabilidade dos íons alvos presentes em extratos obtidos de amostras de resíduos pós-explosão/queimadura dos explosivos mais utilizados no Brasil e no mundo em diferentes condições de temperatura durante 36 meses por meio de análises mensais.

Interna - 2550600 - INGRID TAVORA WEBER
Presidente - 1645963 - JEZ WILLIAN BATISTA BRAGA
Externo ao Programa - 1951906 - JOSE JOAQUIN LINARES LEON
Externo ao Programa - 1393185 - TARCISIO SILVA DE ALMEIDA