Banca de DEFESA: Antonio Martins de Freitas Junior

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Antonio Martins de Freitas Junior
DATA : 27/04/2023
LOCAL: Auditório Prof. Dr. Marçal de Oliveira Neto - Instituto de Química

Síntese de catalisadores a base de molibdênio suportado sobre carbono e seu emprego na produção de biocombustíveis hidrocarbônicos por meio do hidroprocessamento de precursores lipídicos

biocombustíveis hidrocarbônicos; bioquerosene para aviação; HEFA; HDO; catalisadores Mo/C

O presente trabalho diz respeito a estudos pioneiros sobre a preparação de catalisadores à base de molibdênio suportado em carbono e seu emprego na produção de biocombustíveis hidrocarbônicos por meio do hidroprocessamento de precursores lipídicos. Como material de partida foi usado um carbono ativado (CA) mesoporoso produzido a partir da ativação química com H3PO4 de casca de coco seca. Este CA foi usado como preparado ou após ser tratado com HNO3 ou sob atmosfera de H2 a elevadas temperaturas, o que permitiu aumentar ou reduzir a quantidade de grupos superficiais ácidos, respectivamente. As condições de preparação foram avaliadas de maneira a otimizar a atividade dos catalisadores obtidos para a hidrodesoxigenação (HDO) de precursores lipídicos. Os testes de HDO foram conduzidos em batelada tendo ácido dodecanoico (um composto modelo) e óleo de coco como substrato. Catalisadores com elevada eficiência foram obtidos, os quais permitiram uma completa desoxigenação dos precursores. Os melhores resultados foram verificados para o catalisador preparado usando o CA não modificado como suporte, adicionando Ni como agente ativante, e depositando Mo e Ni sucessivamente, a partir de soluções individuais, pelo método da impregnação a úmido. É válido destacar que os catalisadores preparados apresentaram boa estabilidade em sucessivos ciclos de HDO. Devido à baixa acidez do suporte de carbono, a ocorrência de reações de isomerização não foi significativa, de forma que os biocombustíveis obtidos foram constituídos basicamente por n-alcanos. O biocombustível produzido apresenta grande potencial para ser usado como substitutos drop-in sustentáveis de derivados de petróleo como o óleo diesel e a gasolina de aviação.

Externo à Instituição - SÉRGIO BOTELHO DE OLIVEIRA - IFG
Interno - 405049 - JOSE ALVES DIAS
Externo à Instituição - MARCELO RODRIGUES DOS SANTOS - IFB
Presidente - 1345875 - MARCOS JULIANO PRAUCHNER